Retrato de um jovem estudante de medicina, um estagiário em pé do lado de fora do prédio médico e olhando Por voronaman111
Se você já se perguntou como saber se o médico que consulta é realmente especialista, a Justiça acaba de trazer mais clareza sobre o assunto.
Recentemente, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) decidiu que apenas médicos com formação específica em programas de residência ou que sejam aprovados em exames da Associação Médica Brasileira (AMB) podem se anunciar como especialistas.
A medida visa proteger pacientes contra possíveis confusões. Médicos que possuem apenas diplomas de pós-graduação em áreas específicas não podem se apresentar como especialistas.
Segundo a decisão, esses profissionais podem divulgar sua qualificação, mas devem obrigatoriamente informar que não são especialistas.
A decisão evita que pacientes sejam levados a acreditar que estão sendo atendidos por um especialista quando, na verdade, não estão.
Segundo o juiz responsável pela decisão, Bruno César Bandeira Apolinário, esse tipo de anúncio pode induzir ao erro e prejudicar o tratamento de quem precisa de cuidados específicos.
CONFIRA A DECISÃO NA ÍNTEGRA AQUI!
O Conselho Federal de Medicina (CFM) mantém o Registro de Qualificação de Especialidade (RQE), que comprova que o profissional tem a formação necessária.
Antes de marcar uma consulta, você pode perguntar diretamente ao médico ou verificar no site do CFM se ele possui o RQE na área de atuação.
Essa decisão não só garante mais segurança para os pacientes, mas também valoriza o esforço dos médicos que se dedicam a seguir todos os passos necessários para obter o título de especialista.
Esteja atento e escolha sempre profissionais devidamente qualificados para cuidar da sua saúde.
Fonte: CFM
Ministro da Saúde Alexandre Padilha Foto de Rafael Nascimento para Ministério da Saúde O Brasil…
A Policlínica/NATEA de Marabá Foto de Bruno Cruz para Agência Pará A nova Policlínica/NATEA de…
Fita com peças de quebra-cabeça coloridas e figura de madeira em fundo escuro, lugar para…
Vista superior do garoto especial com autismo entre outro em fundo verde Por LightFieldStudios O…
Mais de 10 mil pessoas passaram pela Arena Guilherme Paraense, o "Mangueirinho", no último final…
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta urgente nesta terça-feira (1º) sobre…
This website uses cookies.