Semana Mundial do Aleitamento Materno: a importância da visibilidade à amamentação

A Semana Mundial do Aleitamento Materno acontece entre os dias 1 a 7 de agosto. Este mês é dedicado a campanha “Agosto Dourado”, que tem o intuito de esclarecer dúvidas a respeito desse tema e conscientizar a população sobre o aleitamento, além de incentivar a doação.

A consultora em amamentação e nutricionista infantil, Gilmara Silva, explica que o leite humano é uma fonte segura de nutrientes ideais para o bebê e crianças, além de falar sobre a importância desta semana. “A Semana Mundial de Aleitamento Materno tem por objetivo e importância dar mais visibilidade à Amamentação! Um momento de incentivar e fomentar que a Sociedade divulgue amplamente essa temática! Ou seja, busca da visibilidade a um direito básico da humanidade: alimentação adequada. O leite humano é a melhor e mais adequada alimentação para bebês e crianças, pois fornece ingredientes vivos, como células-tronco, glóbulos brancos e bactérias benéficas, além de outros componentes bioativos, como anticorpos, enzimas e hormônios, que ajudam a combater infecções e evitar doenças, contribuindo para um desenvolvimento normal e saudável assim como diminui o risco de doenças para as crianças e para as pessoas que amamentam”, destaca.

A especialista destaca que a mulher que está com um volume maior da sua produção de leite pode realizar a doação. “Onde há promoção ao aleitamento materno, há excedente de leite: essa mulher que é incentivada, apoiada e acolhida. E é essa mulher que se sente sensibilizada a doar leite humano. Ela quem tem excedente de leite é quem doa para os bancos de leite”, reitera.

A alimentação por meio do leite humano é muito importante para os bebês, pois contém nutrientes fundamentais, porém, nem sempre as mães conseguem amamentar os filhos e acabam enfrentando alguns desafios, aponta a nutricionista infantil. “O maior desafio é considerar que o processo de amamentação é instintivo. Amamentar requer que mãe e bebê aprendam a se relacionar. Conhecer o comportamento de um bebê e entender que nem todo o choro está relacionado à necessidade de se alimentar. Está no colo de um cuidador e na maioria das vezes no colo de quem amamenta fornece segurança, aconchego e vínculo afetivo”, enfatiza.

Uma dúvida comum sobre a amamentação é saber se a imunidade da criança que não mama tem o seu sistema imunológico afetado. “É afetado sim! O leite materno protege o bebê de infecções principalmente por meio dos anticorpos IgA secretores (IgAS) e também por meio de vários outros compostos bioativos. Os fatores de defesa do leite humano agem sem causar inflamação e vários componentes são anti-inflamatórios”, afirma.

Gilmara esclarece que existem técnicas que podem ajudar na amamentação quando a criança tem dificuldade de mamar. “Assim como as mães precisam aprender a amamentar e os bebês precisam aprender a mamar; Nos casos em que os bebês tem dificuldades de mamar, nós podemos nos valer de algumas estratégias para ajudar essa criança a ser alimentada até que essa amamentação se estabeleça. Nestes casos, a dieta poderá ser ofertada de colher dosadora, copo ou através da relactação, que consiste em conectar a sonda de aspiração ou uretral nº 4 ou 6 em um recipiente; colocar leite (materno ou de fórmula) no recipiente; deixar o recipiente em um local confortável, como entre os seios ou embaixo do braço; colar a sonda no seio em a criança irá amamentar, deixando sua ponta próxima ao mamilo; colocar o bebê para mamar”, pontua.  

Milena Alves

Recent Posts

Argentina limita preço de planos de saúde após disparada

Após meses de aumentos exorbitantes nos preços dos planos de saúde na Argentina, o governo…

22 horas ago

O impacto da judicialização na saúde suplementar brasileiro

O aumento significativo da judicialização tem sido um obstáculo cada vez maior para o sistema…

22 horas ago

Saiba quais infecções podem voltar e como se prevenir delas

Ao contrário de algumas doenças que oferecem imunidade vitalícia após uma única exposição, como rubéola,…

23 horas ago

Seguradoras de saúde inovam para enfrentar desafios do setor

As seguradoras de saúde brasileiras estão adotando estratégias proativas para lidar com os crescentes custos…

2 dias ago

Enfermeiros contra empresas com IA: entenda os dois lados

Na vanguarda da inovação tecnológica, a Nvidia revelou em sua última conferência uma parceria estratégica…

2 dias ago

Walmart encerra suas 51 clínicas e serviços virtuais de saúde

O Walmart anunciou na terça-feira o fechamento de todas as suas 51 clínicas de saúde…

2 dias ago

This website uses cookies.