Saiba o que são as bebidas funcionais e conheça algumas opções

Como forma de garantir ainda mais saúde e bem-estar, as pessoas estão optando por bebidas funcionais. Essas opções saudáveis são tipos de alimentos líquidos que contém uma concentração maior ou uma mistura de nutrientes com um objetivo de prevenção, manutenção e recuperação da saúde.

A nutricionista Yamila Alves revela que as bebidas funcionais podem proporcionar vários benefícios para a saúde quando estão alinhadas à alimentação balanceada. “As bebidas funcionais normalmente são enriquecidas de vitaminas e minerais e podem também conter micronutrientes e macronutrientes específicos, como por exemplo, fibras ou aminoácidos”, afirma.

Segundo a especialista existe uma diferença entre as bebidas mais comuns com relação as funcionais. “As bebidas funcionais se diferenciam das tradicionais porque são alimentos com finalidade nutricional, ou seja, a bebida é utilizada como nutriente e não como sensorial, cultural ou habitual”, pontua.

De acordo com Yamila, as bebidas funcionais podem ajudar pessoas com prisão de ventre, assim como também pode melhorar a ingestão de água e fibras na alimentação. “Ela pode fazer uso de um ‘shot matinal’ de mamão, ameixa e óleo de coco para ajudar na evacuação, pois cada ingrediente desses tem uma finalidade”, pontua.

Exemplos de bebidas funcionais

  • Suchá de maracujá e camomila: usado para o relaxamento e melhora do sono. O suco concentrado de maracujá possui passiflora, que é um tranquilizante natural;
  • Kombucha: bebida fermentada que contribui com o equilíbrio intestinal, auxiliando no sistema imunológico e como consequência melhorando alergias, asmas, obesidade, entre outros.

A especialista destaca a importância da orientação de um nutricionista para o consumo adequado das bebidas funcionais. “O uso dessas bebidas é interessante, porém, vale ressaltar que qualquer bebida que tem esse caráter funcional deve ser orientado por um nutricionista pois é o profissional mais indicado para o direcionamento em quantidade, horário e modo de uso”, finaliza.

Milena Alves

Recent Posts

Fiocruz desbrava a Antártica em busca de novos vírus

O programa Fioantar, conduzido pela Fiocruz, deu início a uma nova etapa nesta quarta-feira (20).…

14 horas ago

OMS: veja as novidades sobre Simpósio, G20 e Mpox

No dia 13 de dezembro de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização…

14 horas ago

Ação tem levado saúde a comunidades isoladas no Baixo Tapajós

A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está liderando uma importante missão para…

3 dias ago

Brasil e OMS se unem pela eliminação do câncer cervical

O câncer do colo do útero, terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil, tem…

3 dias ago

Diabetes: + de 800 milhões de casos e 450 milhões sem acesso

O diabetes tem se tornado uma preocupação crescente no cenário global. Segundo dados divulgados pela…

3 dias ago

Alice Saúde: o plano empresarial com menor reajuste do mercado

Os custos com planos de saúde empresariais são uma das principais despesas das empresas no…

3 dias ago

This website uses cookies.