A retenção de líquido está relacionada ao acúmulo anormal de líquidos no organismo. Segundo o Ministério da Saúde, a ingestão de alimentos ultraprocessados como salsicha, presunto, temperos prontos, biscoitos, sorvetes, balas, macarrão instantâneo e salgadinho de pacote, ingestão de pouca água e consumir álcool contribuem para o problema, mas doenças também podem indicar essa causa.
A cardiologista Aline Guimarães explica quais as principais causas que contribuem para o surgimento da retenção de líquido no organismo. “Pode surgir devido a alterações hormonais como na TPM ou gravidez, consumo excessivo de sal, baixa ingestão de líquidos, ficar parado muito tempo na mesma posição ou falta de atividade física regular e ainda efeitos colaterais de medicações”, afirma.
A especialista revela que existem doenças que se manifestam com a retenção de líquido como, por exemplo, a insuficiência cardíaca, insuficiência renal, tireoidopatias e cirrose hepática. Os principais sintomas são inchaço nas pernas, mãos ou abdômen.
Por fim, a médica ressalta as principais orientações para combater a retenção de líquidos sob orientação de um especialista. “O uso de diuréticos, o tratamento adequado das doenças, a prática de atividade física, cuidados com a alimentação como evitar o sal, ingerir bastante água, evitar enlatados embutidos, consumir alimentos diuréticos, ingerir alimentos ricos em água, fazer drenagem linfática podem ajudar”, conclui.
O programa Fioantar, conduzido pela Fiocruz, deu início a uma nova etapa nesta quarta-feira (20).…
No dia 13 de dezembro de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização…
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está liderando uma importante missão para…
O câncer do colo do útero, terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil, tem…
O diabetes tem se tornado uma preocupação crescente no cenário global. Segundo dados divulgados pela…
Os custos com planos de saúde empresariais são uma das principais despesas das empresas no…
This website uses cookies.