Saiba como prevenir o câncer de próstata em pets

A campanha Novembro Azul é dedicada ao combate do exame de próstata. A doença também é um alerta para a saúde dos pets. Segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), o câncer de próstata incide com mais frequência os cães do que em gatos, além de ser mais comum em animais a partir de seis ou sete anos de idade.

O Conselho orienta que o diagnóstico precoce aumentam as chances de cura da doença e pode ser realizada em exames de rotina. Além disso,  o tratamento inclui a castração do animal e introdução de medicamento.

Médica veterinária Malena Noro Silva explica que o câncer de próstata nos cães ocorre com a multiplicação anormal e desordenada das células dessa região. “A doença se desenvolve por motivos hormonais (desequilíbrio na produção de testosterona) levando a uma hiperplasia, ou seja, ao aumento do tamanho da próstata, que se não for tratada precocemente pode levar ao câncer de próstata”, falou.

O tratamento precoce é muito importante para se obter um bom prognóstico, segundo a médica. “Tudo deve ser avaliado por um profissional Médico Veterinário. Quando o quadro se complica, é observado vários sintomas como dificuldade para urinar, gotejamento de sangue pelo pênis, urina com sangue, infecção urinária frequente que não responde a nenhum tratamento, dificuldade para defecar e as fezes podem apresentar um formato de fita e espasmos musculares ao tentar urinar. Pode apresentar também vômitos, apatia, falta de apetite e febre”, afirmou.

Quando o aumento da próstata é diagnosticado precocemente, as chances de sucesso no tratamento são melhores, conforme explica a profissional. “Realizar exames periódicos com o Médico Veterinário é de grande importância, já que após a doença avançada, a castração não é mais favorável. Castrar o animal em tempo hábil é a principal forma de prevenção. Porém, mesmo castrado o animal pode desenvolver a doença com menor incidência. O aumento da próstata depende da testosterona produzida pelos testículos, e com a castração ocorre a redução deste hormônio e a evolução de cura em 70% dos animais diminuindo significativamente o tamanho da próstata. Em casos mais avançados é recomendado a remoção cirúrgica da próstata e biópsia para avaliar a agressividade do tumor”, declarou.

O caminho para a prevenção é realizar a consulta veterinária pelo menos uma vez ao ano, recomenda a veterinária. “É preciso realizar exames de rotina (Raio-x, ultrassonografia abdominal, exames de sangue, exame de urina, toque retal) para o acompanhamento do animal em cães adultos a partir de 6 anos principalmente que não são castrados, correspondendo ao principal grupo de risco para esta doença. Castrar o seu cão ainda é o melhor tratamento e a melhor maneira de prevenir.”, concluiu Malena.  

Alessandra Fonseca

Recent Posts

Seguradoras de saúde inovam para enfrentar desafios do setor

As seguradoras de saúde brasileiras estão adotando estratégias proativas para lidar com os crescentes custos…

18 horas ago

Enfermeiros contra empresas com IA: entenda os dois lados

Na vanguarda da inovação tecnológica, a Nvidia revelou em sua última conferência uma parceria estratégica…

21 horas ago

Walmart encerra suas 51 clínicas e serviços virtuais de saúde

O Walmart anunciou na terça-feira o fechamento de todas as suas 51 clínicas de saúde…

23 horas ago

Burnon: quando a paixão pelo trabalho se torna perigosa

No turbilhão do mundo moderno, muitos se veem impulsionados por uma energia aparentemente inesgotável. Movidos…

3 dias ago

Marcos Pasquim: tive síndrome do pânico em novela e minissérie

O renomado ator Marcos Pasquim abriu o jogo sobre uma batalha silenciosa que travou nos…

3 dias ago

País volta a produzir insulina que vai atender 100% do SUS

No município mineiro de Nova Lima, uma ocasião histórica ecoou pelas paredes da recém-inaugurada fábrica…

3 dias ago

This website uses cookies.