Receber um diagnóstico de mioma uterino gera preocupações com a fertilidade para muitas mulheres. Porém, o problema nem sempre causa dificuldades para engravidar ou provoca quaisquer outros sintomas na mulher. Especialistas afirmam que tudo depende da localização do mioma no útero.
A ginecologista obstetra Luciana Monteiro conceitua o mioma como tumores que são benignos do útero da camada muscular uterina, que é o miométrio. “Os sintomas dependem muito da localização e tamanho dos tumores, porém os principais sintomas são: sintomas variados que vão de quadros assintomáticos até o aumento de volume do abdômen, devido a presença dos miomas uterinos que podem ter tamanhos variados desde milimétricos até grandes. A mulher pode apresentar modificação no ciclo menstrual com menstruação mais abundante e/ou aumento no número de dias de sangramento, pode ainda ter mais de um fluxo menstrual ao mês . Ou seja, desde pequenos sangramentos até grandes hemorragias. Isto pode levar a apresentar anemias pela perda de sangue”, revelou a médica.
A localização do mioma uterino pode causar problemas para engravidar, segundo a especialista. “Os miomas chamados submucosos que estão localizados na camada mais interna do útero, que é o endométrio, podem causar mais dificuldades para engravidar. Ressalto que só a presença do mioma pode não gerar dificuldade alguma para obter a gravidez “, esclareceu.
Atingindo em até 12% das gestantes, a depender do tamanho, localização e quantidade, o mioma pode atrapalhar a gestação. “Na grande maioria dos casos, a gravidez evolui normalmente sem problemas. Pelas modificações hormonais da gestação eles tendem a aumentarem de volume e aumentar risco de aborto, dores e cólicas na gestação , sangramentos , restrição de crescimento fetal e parto prematuro”, disse a obstetra.
A retirada do tumor pode causar infertilidade. “E
A retirada do tumor , que é a chamada miomectomia , principalmente se por via histeroscopica , via de regra não prejudica os resultados reprodutivos. Em alguns casos mais complexos e com menor frequência , pode haver complicação do procedimento cirúrgico , levando a formação de aderências entre as paredes do útero (sinéquias), e com isso a dificuldade para engravidar. A cirurgia em mulheres com o desejo de engravidar, melhora as taxas clinicas de gestação que podem ser tanto espontânea, quanto por meio de técnicas de reprodução assistida”, declarou.
A Dra. Luciana afirma que o tratamento deve considerar os desejos reprodutivos da mulher. “Se ela deseja ter filhos o ideal é se adotar uma conduta mais conservadora, sem intervenções medicamentosas ou cirúrgica, uso de medicamentos pra diminuir o volume tumoral, que tem indicações específicas e cirurgias”, concluiu.
Fita com peças de quebra-cabeça coloridas e figura de madeira em fundo escuro, lugar para…
Vista superior do garoto especial com autismo entre outro em fundo verde Por LightFieldStudios O…
Mais de 10 mil pessoas passaram pela Arena Guilherme Paraense, o "Mangueirinho", no último final…
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta urgente nesta terça-feira (1º) sobre…
Happy Businessman and Businesswoman Standing in a Pile of Money, Success and Wealth Concept Dinheiro…
Heap of assorted various medicine tablets and pills different colors Desde 2018, os medicamentos terão…
This website uses cookies.