É cientificamente comprovado que ter animais de estimação traz benefícios para o ser humano, no entanto, por questões de saúde, algumas pessoas não podem ou devem evitar a convivência com os pets. Uma dúvida comum é se pessoas que têm doenças como a asma, por exemplo, podem ter gatos em casa. E a resposta é sim. “Por muito tempo os gatos foram acusados injustamente de provocar asma nas pessoas. Não é uma doença infecciosa e sim uma condição inflamatória que acomete os pulmões, acompanhada de inflamação crônica dos brônquios, por isso os gatos não transmitem asma”. É o que explica a médica veterinária Shirlane Alcolumbre.
A veterinária esclarece que os sinais de uma crise alérgica provocada por pelos de animais ou por qualquer outra causa devem ser investigados por profissionais. “Crises alérgicas de qualquer origem devem ser avaliadas por médicos alergistas os quais devem solicitar testes alérgicos. A partir daí, a pessoa saberá o que desencadeia de fato sua alergia. Se porventura, pelos de animais tiverem relação com as alergias do paciente, processos inflamatórios da pele ou respiratórios podem ser sintomas observados”, afirma.
Segundo a especialista, a transmissão de doenças não está apenas relacionada aos felinos, como muitos pensam. “Gatos, como todos os outros animais e até mesmo outras pessoas podem ter doenças que são transmissíveis para os humanos. Se o gatinho estiver bem de saúde, com vacinas e vermífugos atualizados, não oferecem nenhum risco às pessoas”, comenta.
Shirlane lembra que para conviver com qualquer animal, é importante que as pessoas mantenham o cuidado com a saúde deles. “Os animais devem sempre estar bem de saúde. Ou seja, estar com as vacinas e vermífugos em dia, se alimentar com rações de boa qualidade e fazer check-up periódico para reduzir qualquer risco de doenças, inclusive as zoonoses, transmitidas para os humanos”, destaca.
A veterinária ressalta sobre a relação da doença com os animais. “Por muito tempo esse mito foi disseminado de forma incorreta e os gatos levaram a culpa injustamente. A asma tem causa genética. É um processo inflamatório do pulmão que pode ser desencadeado por fatores alérgicos ambientais ou climáticos e não transmitidos por animais”, finaliza.
Deixe uma resposta