Os prebióticos são componentes alimentares não-digeríveis, geralmente carboidratos, que colonizam de forma benéfica o hospedeiro (intestino) com bactérias do bem. Os prebióticos são encontrados em alguns leites e fórmulas lácteas, na banana, cebola, alcachofra e cereais integrais.
Os probióticos são microrganismos vivos capazes de melhorar o equilíbrio microbiano intestinal produzindo efeitos benéficos à saúde do indivíduo. Existem no mercado sachês e cápsulas de vários tipos de probióticos e prebióticos. Nos alimentos encontrados no mercado, hoje temos leites e bebidas fermentadas e iogurtes que contêm probióticos.
Onde os Probióticos e prebióticos podem ser encontrados:
Mas além deles, existem alimentos suplementados com bactérias chamadas Lactobacillus e Bifidobacterium, além dos próprios suplementos alimentares que podem ser utilizados diariamente ou de acordo com a recomendação médica.
Ao escolher os suplementos, porém, é preciso cuidado, pois nem todos os probióticos têm a mesma indicação e benefício e cada indivíduo tem uma microbiota com suas particularidades. Alguns médicos vêm solicitando exames genéticos e biópsias de materiais coletados em exames como endoscopia e colonoscopia para estudar cada caso em particular e poder prescrever de forma mais assertiva.
O programa Fioantar, conduzido pela Fiocruz, deu início a uma nova etapa nesta quarta-feira (20).…
No dia 13 de dezembro de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização…
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está liderando uma importante missão para…
O câncer do colo do útero, terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil, tem…
O diabetes tem se tornado uma preocupação crescente no cenário global. Segundo dados divulgados pela…
Os custos com planos de saúde empresariais são uma das principais despesas das empresas no…
This website uses cookies.