Plenária interativa discute sobre tecnologia no contexto pós pandemia

Entre as várias pautas em discussão do segundo dia da II Conferência Norte-Nordeste de Gestão em Saúde, uma delas tratou sobre a seguinte temática: “Tecnologia e Cenário Pós-Pandemia: Quais mudanças vieram para ficar?”.

A plenária contou com a participação do Diretor de Estratégias Médicas da Memed, Dr. Thiago Júlio, o Gerente Executivo Médico de Saúde Digital do Grupo NotreDame Intermédica, Dr. Paulo Yoo, o Diretor de Operações da Rede Mater Dei, José Henrique Salvador e o moderador Dr. Diogo Porto Dias, Diretor de Operações Região Norte da Rede Mater Dei.

O diretor Thiago Júlio explicou que a telemedicina mesmo já sendo consolidada em alguns países, se expandiu mundialmente com o surgimento do coronavírus. “A telemedicina foi um fenômeno global, pois mesmo com o uso dela em alguns países, todo o mundo teve que aprender a usar as plataformas”, destacou.

Quando se fala à nível de mercado da telemedicina em relação aos outros países, considera-se que o Brasil está em uma boa posição, segundo Paulo Yoo. “A gente fez esse estudo para saber quem era o pioneiro da telemedicina, comparado ao estudo do ano passado, então, em relação aos outros países, a nossa posição está boa”, pontuou.

Outro ponto discutido na plenária foi sobre como a inteligência artificial está presente na nossa rotina. De acordo com Thiago Júlio, “A inteligência artificial vai entrando e chega uma hora em que ela se estabelece e passa por despercebida. A gente esquece o tanto de poder que tem no celular, por exemplo, tem inteligência artificial, tem metaverso. Só que a partir do momento que isso incorpora, vira trivial”, acentuou.

Para finalizar, José Henrique enfatizou a importância da tecnologia para decisões mais assertivas, o que seria uma das mudanças do cenário da saúde. “A incorporação da tecnologia para a tomada de decisão inteligente é uma dessas mudanças. Cada vez mais a gente vai ter que trabalhar com a inteligência e com tecnologia no nosso dia a dia. Nós temos que ser gestores de tecnologias assim como somos de pessoas e de processos, fazendo com que ela nos ajude em nossas estratégias diárias”, afirmou.

Milena Alves

Recent Posts

Seguradoras de saúde inovam para enfrentar desafios do setor

As seguradoras de saúde brasileiras estão adotando estratégias proativas para lidar com os crescentes custos…

15 horas ago

Enfermeiros contra empresas com IA: entenda os dois lados

Na vanguarda da inovação tecnológica, a Nvidia revelou em sua última conferência uma parceria estratégica…

18 horas ago

Walmart encerra suas 51 clínicas e serviços virtuais de saúde

O Walmart anunciou na terça-feira o fechamento de todas as suas 51 clínicas de saúde…

20 horas ago

Burnon: quando a paixão pelo trabalho se torna perigosa

No turbilhão do mundo moderno, muitos se veem impulsionados por uma energia aparentemente inesgotável. Movidos…

3 dias ago

Marcos Pasquim: tive síndrome do pânico em novela e minissérie

O renomado ator Marcos Pasquim abriu o jogo sobre uma batalha silenciosa que travou nos…

3 dias ago

País volta a produzir insulina que vai atender 100% do SUS

No município mineiro de Nova Lima, uma ocasião histórica ecoou pelas paredes da recém-inaugurada fábrica…

3 dias ago

This website uses cookies.