Entre as várias pautas em discussão do segundo dia da II Conferência Norte-Nordeste de Gestão em Saúde, uma delas tratou sobre a seguinte temática: “Tecnologia e Cenário Pós-Pandemia: Quais mudanças vieram para ficar?”.
A plenária contou com a participação do Diretor de Estratégias Médicas da Memed, Dr. Thiago Júlio, o Gerente Executivo Médico de Saúde Digital do Grupo NotreDame Intermédica, Dr. Paulo Yoo, o Diretor de Operações da Rede Mater Dei, José Henrique Salvador e o moderador Dr. Diogo Porto Dias, Diretor de Operações Região Norte da Rede Mater Dei.
O diretor Thiago Júlio explicou que a telemedicina mesmo já sendo consolidada em alguns países, se expandiu mundialmente com o surgimento do coronavírus. “A telemedicina foi um fenômeno global, pois mesmo com o uso dela em alguns países, todo o mundo teve que aprender a usar as plataformas”, destacou.
Quando se fala à nível de mercado da telemedicina em relação aos outros países, considera-se que o Brasil está em uma boa posição, segundo Paulo Yoo. “A gente fez esse estudo para saber quem era o pioneiro da telemedicina, comparado ao estudo do ano passado, então, em relação aos outros países, a nossa posição está boa”, pontuou.
Outro ponto discutido na plenária foi sobre como a inteligência artificial está presente na nossa rotina. De acordo com Thiago Júlio, “A inteligência artificial vai entrando e chega uma hora em que ela se estabelece e passa por despercebida. A gente esquece o tanto de poder que tem no celular, por exemplo, tem inteligência artificial, tem metaverso. Só que a partir do momento que isso incorpora, vira trivial”, acentuou.
Para finalizar, José Henrique enfatizou a importância da tecnologia para decisões mais assertivas, o que seria uma das mudanças do cenário da saúde. “A incorporação da tecnologia para a tomada de decisão inteligente é uma dessas mudanças. Cada vez mais a gente vai ter que trabalhar com a inteligência e com tecnologia no nosso dia a dia. Nós temos que ser gestores de tecnologias assim como somos de pessoas e de processos, fazendo com que ela nos ajude em nossas estratégias diárias”, afirmou.
O programa Fioantar, conduzido pela Fiocruz, deu início a uma nova etapa nesta quarta-feira (20).…
No dia 13 de dezembro de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização…
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está liderando uma importante missão para…
O câncer do colo do útero, terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil, tem…
O diabetes tem se tornado uma preocupação crescente no cenário global. Segundo dados divulgados pela…
Os custos com planos de saúde empresariais são uma das principais despesas das empresas no…
This website uses cookies.