A Organização Mundial da Saúde (OMS) aconselha o consumo de 400 gramas de frutas, legumes e verduras por dia, o equivalente a cinco porções, ou uma fruta médica de 80g, 1 xícara de verduras em folhas ou ¾ de xícara de legumes cozidos ou picados.
As fibras, compostos e nutrientes provenientes desses alimentos ajudam a manter a saúde intestinal e a imunidade, e consequentemente são fundamentais na prevenção de doenças e envelhecimento precoce.
De acordo com dados de pesquisas, no Brasil esse consumo sequer chega a 160g por dia. Nosso povo tende a consumir frutas, legumes e verduras em ocasiões especiais ou por razões específicas, preferencialmente em forma de suco. O ideal é que esse grupo de alimentos seja de maior quantidade no prato e pelo menos, de 3 cores diferentes. Uma dica valiosa é adicionar temperos e ervas naturais para dar mais sabor, e ainda, potencializar a ação antioxidante e anti-inflamatória.
Variar as receitas é muito importante mudando a forma de consumir. Diferentes formas de cozimento (assar, cozer, refogar), como recheios, como purês, omeletes, tortas, etc. Importante deixar tudo já higienizado para facilitar o uso imediato.
Vamos a algumas dicas:
Café da manhã: vitaminas de frutas, salada de frutas, suco verde
Lanche: Frutas frescas
Almoço e jantar: salada verde e/ou de legumes
Ceia: Frutas secas
O programa Fioantar, conduzido pela Fiocruz, deu início a uma nova etapa nesta quarta-feira (20).…
No dia 13 de dezembro de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização…
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está liderando uma importante missão para…
O câncer do colo do útero, terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil, tem…
O diabetes tem se tornado uma preocupação crescente no cenário global. Segundo dados divulgados pela…
Os custos com planos de saúde empresariais são uma das principais despesas das empresas no…
This website uses cookies.