A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) lançou um painel interativo para aperfeiçoar o monitoramento e a análise das tendências de circulação dos vírus respiratórios nas Américas. O intuito da iniciativa é fortalecer a vigilância e facilitar a análise oportuna das tendências regionais.
Este painel interativo apresenta dados virológicos (provenientes da FluNet) e epidemiológicos (da FluID) disponíveis por meio da base de dados regional AMart, proporcionando uma plataforma intuitiva e multilíngue para explorar indicadores-chave.
O painel possui três seções principais:
- Vigilância virológica: apresenta a porcentagem de positividade e dados de amostras laboratoriais para todos os países e sub-regiões, permitindo o monitoramento detalhado dos padrões de circulação viral.
- Vigilância sindrômica: exibe dados sobre casos notificados de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e gripe (influenza), além de internações em unidade de terapia intensiva (UTI) e mortes relacionadas à SRAG, fornecendo informações sobre a apresentação clínica dos vírus respiratórios em circulação.
- Perfis por país: permite que os usuários selecionem qualquer país nas Américas e visualizem todos os dados de vigilância virológica e sindrômica em uma página integrada.
Todas as visualizações do painel são interativas e podem ser personalizadas por período. A ferramenta está disponível em espanhol, inglês, francês e português, e é atualizada semanalmente. O público-alvo são profissionais de saúde pública, autoridades sanitárias e outros atores envolvidos na vigilância de vírus respiratórios.
Além disso, ele oferece uma função que resume a situação virológica regional.
Fonte: OPAS
Deixe uma resposta