As olheiras se formam em qualquer período durante a vida e podem ocorrer por causas multifatoriais. São hereditárias ou adquiridas, e podem surgir tanto em homens e mulheres quanto crianças. Geralmente, aparecem em qualquer tom de pele, sendo mais comum em pessoas morenas e negras por conta do acúmulo de melanina na região dos olhos.
A dermatologista Juliana Martins explica que existem tipos de olheiras ocasionadas por diferentes causas:
1. Profundas: a sua causa é genética, de acordo com a estrutura óssea.
2. Aumento da vascularização local: devido ao aumento da vascularização em pálpebras inferiores, os vasinhos podem ser vistos pela transparência que se dá na pele.
3. Hiperpigmentação: depósito de pigmentos da pele, como a melanina e a hemossiderina. Esse tipo de olheira é a mais comum que existe.
4. Podem ser acentuadas com o envelhecimento da pele, devido a bolsas de gordura e flacidez.
De acordo com a especialista, é possível prevenir as olheiras com bons hábitos de vida como melhorar a qualidade do sono, usar cremes clareadores e anti-idade para estimular o colágeno.
A médica enfatiza como amenizar com as olheiras por meio de uma rotina diária de cuidados recomendados por um especialista. “Uso de protetores solares diariamente e uma boa rotina de skincare prescrita pelo dermatologista contribuem para prevenção e melhora. Não acredite em fórmulas caseiras e milagrosas”, afirma.
Por fim, Juliana destaca as principais formas de tratamento de acordo com cada tipo de olheira. “No caso das olheiras profundas, preenchimento com ácido hialurônico, ou seja, o gel de ácido hialurônico tem a função de preencher e reestabelecer a estrutura dessa região das pálpebras inferiores quando o paciente começa a perder a sustentação. No caso das olheiras vasculares e por depósito de melanina, os lasers e luz pulsada são a primeira opção de tratamento”, finaliza.
O programa Fioantar, conduzido pela Fiocruz, deu início a uma nova etapa nesta quarta-feira (20).…
No dia 13 de dezembro de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização…
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está liderando uma importante missão para…
O câncer do colo do útero, terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil, tem…
O diabetes tem se tornado uma preocupação crescente no cenário global. Segundo dados divulgados pela…
Os custos com planos de saúde empresariais são uma das principais despesas das empresas no…
This website uses cookies.