O Grupo CN - Carleto e Neurohability, inaugura o Instituto de Reabilitação e Educação Inclusiva (Irei) - FRONT SAÚDE

O Grupo CN – Carleto e Neurohability, inaugura o Instituto de Reabilitação e Educação Inclusiva (Irei)

O Instituto chega ao município paraense para levar atendimento multiprofissional, humanizado e de excelência, focado nas necessidades individuais de cada assistido
Foto: Divulgação - Neurohability

O Grupo CN – Carleto e Neurohability, inaugura nesta quinta-feira (9) o Instituto de Reabilitação e Educação Inclusiva (Irei), em Barcarena (PA). A missão do Irei está alinhada ao seu nome e ao perfil de atuação do grupo: promover inclusão, unir por meio das diferenças e transformar vidas.

De acordo com Camila Ribeiro, gerente operacional geral, essa missão se desdobra em três pilares principais: reabilitação, oferecendo atendimento multiprofissional, humanizado e de excelência, focado nas necessidades individuais de cada assistido; educação inclusiva, fortalecendo a rede de ensino por meio de formação continuada de profissionais, capacitando-os para práticas pedagógicas inclusivas e para o desenvolvimento de estratégias de ensino aos alunos que necessitam; e apoio à comunidade, com um centro de referência e suporte para famílias, oferecendo orientação parental e disseminando o conhecimento sobre inclusão, direitos e ética.

A ideia de inaugurar o Instituto de Reabilitação e Educação Inclusiva (Irei), em Barcarena, nasceu da identificação da necessidade de ampliar a oferta de serviços especializados em reabilitação e, principalmente, de formação para os profissionais da educação e reabilitação inclusiva, voltados para manejo comportamental das crianças neurodivergentes, bem como para a identificação de déficits e a criação de estratégias adequadas para suprir essas necessidades.

“O nascimento da ideia se baseia na necessidade de oferecer atendimento multiprofissional de alta qualidade e de forma contínua para pessoas neurodivergentes e familiares, visando o desenvolvimento integral e a autonomia. Além do mais busca capacitar profissionais de Barcarena e região, fornecendo as ferramentas necessárias para a prática da inclusão efetiva, por meio de cursos como o de formação profissional para a área educacional e o de manejo de crises, além de demais formações nas nossas diversas áreas de atuação”, destacou Camila.

Transformação de Vidas

Foto: Divulgação Neurohability

A expectativa da equipe para o projeto é alta, com o objetivo de causar um impacto transformador na realidade da inclusão em Barcarena. “Espera-se que a Irei consiga profissionais mais preparados e prontos para atender de forma ética e responsável garantindo a evolução de seus pacientes. Além disso, melhorar significativamente a qualidade de vida e o desenvolvimento dos assistidos, por meio do atendimento multiprofissional contínuo e especializado, e assim tornar-se um polo de referência na região, sendo um modelo de integração entre reabilitação e educação. “

A Instituição tem dois públicos-alvo distintos, porém interligados. O foco principal será em crianças, jovens e adultos com deficiência, incluindo, mas não se limitando ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Além disso, irá atender deficiências intelectuais, físicas e múltiplas, que necessitam de atendimento multiprofissional como a fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, etc. O segundo público-alvo são profissionais da Educação e Saúde que trabalham com pessoas neurodivergentes.

Para quem desejar atendimento na Irei, seja para reabilitação ou para os cursos de formação, devem entrar em contato direto com o Instituto pelas mídias sociais no perfil @irei.

Já para os interessados em obter informações detalhadas devem procurar a Secretaria do Instituto, que irá esclarecer sobre oferta de serviços, especialidades do atendimento multiprofissional, vagas disponíveis e documentação necessária para o cadastro.

O número de telefone, WhatsApp e Email também estão disponíveis para agendamento inicial, esclarecimento de dúvidas sobre horários de atendimento, cursos e formação profissional para área educacional e manejo de crises.

Gabrielle Nogueira | Front Saúde