O Centro de Inovação da USP (InovaUSP) recebeu autoridades, pesquisadores e representantes de empresas parceiras para um evento de apresentação do Centro de Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina (CIAAM), um dos nove centros multidisciplinares que a Reitoria criou para realizar pesquisas em temas estratégicos da sociedade.
Durante o evento, USP e Fapesp divulgaram o lançamento do Centro para Inteligência Artificial em Gestão de Saúde (ciaGsaude), o mais novo centro temático ligado ao CIAAM. O ciaGsaude focará no desenvolvimento de métodos avançados de IA para enfrentar os desafios da gestão dos sistemas de saúde no Brasil, considerando a diversidade demográfica do país e a complexidade de hospitais e instituições públicas e privadas.
O coordenador do CIAAM, Fabio Cozman, ressaltou a trajetória do centro e importância científica, ele afirma que a USP tem uma tradição notável em inteligência artificial, com trabalhos relevantes desde de 1970 e presença marcante nos anos 90.
“Em 2017, percebemos que o impacto dessas tecnologias iria crescer de forma significativa e promovemos um workshop reunindo pesquisadores de toda a Universidade. Foi nesse momento que identificamos a necessidade de fortalecer as conexões entre os diversos grupos, criar uma instância organizacional dedicada e consolidar a pesquisa em IA de maneira estruturada. A ideia evoluiu para a criação do CIAAM, que hoje integra centros e grupos de pesquisa em diferentes áreas do conhecimento, oferecendo uma presença institucional mais forte e coordenada.”
Ele diz também que o CIAAM busca compartilhar recursos, experiências e conhecimento, articulando pesquisadores e parceiros públicos e privados em uma estrutura com maior visibilidade e relevância.
“Queremos que o centro sirva como referência para toda a USP, promovendo a IA como uma tecnologia transversal. Em breve, vamos inaugurar uma estrutura compartilhada de enorme importância, que será o maior computador da América Latina em capacidade de processamento, fortalecendo ainda mais nossa capacidade de inovação e colaboração em escala nacional e internacional”, celebrou.
Para o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, o CIAAM traz benefícios estratégicos à universidade, promovendo interdisciplinaridade, agilidade administrativa e fortalecimento da internacionalização. O centro facilita relações com governos, empresas e a sociedade, além de integrar a rede de centros interdisciplinares da USP em áreas como oncologia de precisão, agricultura e mudanças climáticas. Neste mês, pesquisadores da universidade participam de intercâmbio no Imperial College de Londres, aplicando IA em diversas pesquisas.
O novo Centro para Inteligência Artificial em Gestão de Saúde (ciaGsaude), inaugurado durante o encontro, passa a integrar a estrutura do CIAAM como o mais recente centro temático. O objetivo do ciaGsaude é desenvolver métodos avançados de IA para apoiar a gestão de hospitais e instituições de saúde, enfrentando desafios como diversidade demográfica, múltiplas modalidades de dados e complexidade administrativa.
Fonte: Jornal da USP – Michel Sitnik
Deixe uma resposta