Moderação e hidratação: a combinação ideal para quem vai consumir bebida alcoólica no fim do ano

As festas de fim de ano rendem muitas comemorações e, na maioria das vezes, são acompanhadas por bebidas alcoólicas como cervejas, vinhos, drinks e espumantes. Nesse momento, é importante estar atento quanto à moderação e hidratação para evitar a “famosa” ressaca. Em casos de desidratação por conta do consumo excessivo, é necessário se hidratar constantemente e optar por alimentos leves.  

A nutricionista Larissa Ramos dá dicas especiais para quem vai beber nas festas de fim de ano. “É indicado que antes do consumo de bebidas alcoólicas o corpo esteja bem hidratado. É muito importante alimentar-se bem, para proporcionar uma absorção do álcool mais lenta no organismo. Também é muito importante intercalar as doses de álcool com água e não misturar os tipos de bebida alcoólica”, afirma.  

A especialista reforça alguns cuidados quanto à ingestão do álcool para causar menos efeitos ao organismo. “Outra dica é não ter pressa. Beba devagar, pois a velocidade de consumo também impacta nos efeitos do álcool no organismo. Consumir a bebida mais devagar faz com que o estômago consiga absorvê-la mais lentamente, e com isso os efeitos também vão ocorrer de forma mais lenta”, pontua. 

Ela reforça que se mesmo tomando estes cuidados, a ressaca vier no outro dia, a primeira dica é: hidrate-se! “A principal causa da ressaca é a desidratação provocada pelo álcool, um potente diurético que estimula a perda de líquido do corpo. Portanto, ingira bastante água, principalmente antes de dormir. Essa tática ajuda seu organismo a metabolizar o álcool enquanto você descansa. Se acordar para fazer xixi, tome mais água. Além de hidratar seu corpo, ela ajuda a eliminar o álcool e livrar-se das toxinas”, destaca.  

Larissa conta que é importante consumir alimentos de fácil digestão para não estressar ainda mais o organismo, já detonado pelo esforço de processar o álcool. “A alimentação deve ser leve, pobre em gorduras, rica em frutas, vegetais e líquidos. Deixe de lado molho branco, queijos amarelos e fritura”, ressalta. 

A nutricionista finaliza reforçando o consumo de alguns alimentos para consumir no dia seguinte. “Algumas ervas ajudam a renovar as células hepáticas e, assim, acelerar o processo de purificação das toxinas do álcool que estão no corpo. Chás de salsaparrilha, erva-picão, macela e erva-cidreira são excelentes desintoxicantes. Depois das refeições, o chá verde e o de hortelã facilitam a digestão”, conclui. 

Milena Alves

Recent Posts

Ora-pro-nóbis banido de suplementos alimentares pela Anvisa

Mãos femininas cortando ora-pro-nobis na tábua de cortar. Pereskia aculeata é uma planta popular no…

22 horas ago

SUS oferece reconstrução dentária para vítimas de violência

Mulher fazendo tratamento dentário Foto de Matheus Oliveira para SES-DF Sistema Único de Saúde (SUS)…

1 dia ago

Brasil vai produzir insulina e doença falciforme terá novo tratamento no SUS

Ministro da Saúde Alexandre Padilha Foto de Rafael Nascimento para Ministério da Saúde O Brasil…

2 dias ago

120 vagas para nova Policlínica em Marabá: inscrições até 04/04

A Policlínica/NATEA de Marabá Foto de Bruno Cruz para Agência Pará A nova Policlínica/NATEA de…

2 dias ago

Autismo: desafios e a luta por inclusão no Brasil e no Mundo

Fita com peças de quebra-cabeça coloridas e figura de madeira em fundo escuro, lugar para…

3 dias ago

Abril Azul: 10 dicas com especialistas para apoiar e incluir pessoas autistas

Vista superior do garoto especial com autismo entre outro em fundo verde Por LightFieldStudios O…

3 dias ago

This website uses cookies.