As festas de fim de ano rendem muitas comemorações e, na maioria das vezes, são acompanhadas por bebidas alcoólicas como cervejas, vinhos, drinks e espumantes. Nesse momento, é importante estar atento quanto à moderação e hidratação para evitar a “famosa” ressaca. Em casos de desidratação por conta do consumo excessivo, é necessário se hidratar constantemente e optar por alimentos leves.
A nutricionista Larissa Ramos dá dicas especiais para quem vai beber nas festas de fim de ano. “É indicado que antes do consumo de bebidas alcoólicas o corpo esteja bem hidratado. É muito importante alimentar-se bem, para proporcionar uma absorção do álcool mais lenta no organismo. Também é muito importante intercalar as doses de álcool com água e não misturar os tipos de bebida alcoólica”, afirma.
A especialista reforça alguns cuidados quanto à ingestão do álcool para causar menos efeitos ao organismo. “Outra dica é não ter pressa. Beba devagar, pois a velocidade de consumo também impacta nos efeitos do álcool no organismo. Consumir a bebida mais devagar faz com que o estômago consiga absorvê-la mais lentamente, e com isso os efeitos também vão ocorrer de forma mais lenta”, pontua.
Ela reforça que se mesmo tomando estes cuidados, a ressaca vier no outro dia, a primeira dica é: hidrate-se! “A principal causa da ressaca é a desidratação provocada pelo álcool, um potente diurético que estimula a perda de líquido do corpo. Portanto, ingira bastante água, principalmente antes de dormir. Essa tática ajuda seu organismo a metabolizar o álcool enquanto você descansa. Se acordar para fazer xixi, tome mais água. Além de hidratar seu corpo, ela ajuda a eliminar o álcool e livrar-se das toxinas”, destaca.
Larissa conta que é importante consumir alimentos de fácil digestão para não estressar ainda mais o organismo, já detonado pelo esforço de processar o álcool. “A alimentação deve ser leve, pobre em gorduras, rica em frutas, vegetais e líquidos. Deixe de lado molho branco, queijos amarelos e fritura”, ressalta.
A nutricionista finaliza reforçando o consumo de alguns alimentos para consumir no dia seguinte. “Algumas ervas ajudam a renovar as células hepáticas e, assim, acelerar o processo de purificação das toxinas do álcool que estão no corpo. Chás de salsaparrilha, erva-picão, macela e erva-cidreira são excelentes desintoxicantes. Depois das refeições, o chá verde e o de hortelã facilitam a digestão”, conclui.
O programa Fioantar, conduzido pela Fiocruz, deu início a uma nova etapa nesta quarta-feira (20).…
No dia 13 de dezembro de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização…
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está liderando uma importante missão para…
O câncer do colo do útero, terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil, tem…
O diabetes tem se tornado uma preocupação crescente no cenário global. Segundo dados divulgados pela…
Os custos com planos de saúde empresariais são uma das principais despesas das empresas no…
This website uses cookies.