Ministério da Saúde realiza dia D de imunização contra a gripe - FRONT SAÚDE
Imagem de uma criança recebendo a imunização.

Ministério da Saúde realiza dia D de imunização contra a gripe

Foto: Erasmo Salomão/ MS

O Ministério da Saúde promove, neste sábado (10), o Dia D de vacinação contra a gripe, mobilização voltada para proteger a população antes do inverno, em outros estados.

A ação ocorre de forma simultânea nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste com atuação conjunta do Governo Federal, estados e municípios. A meta é vacinar 90% do público-alvo, mais de 81,6 milhões de pessoas, que inclui crianças, idosos e gestantes.

A iniciativa marca a retomada do Dia D Nacional pela vacinação no país. De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a imunização contra a gripe pode reduzir em até 60% casos graves e óbitos. “O Brasil vai voltar a fazer grandes mobilizações nacionais pela vacinação, que é a nossa principal aliada para salvar vidas. O Dia D é uma grande oportunidade para ampliar a nossa cobertura e proteger os mais vulneráveis e evitar complicações que sobrecarregam o Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Para reforçar a cobertura vacinal, o Ministério da Saúde distribuiu mais de 51,3 milhões de doses da vacina contra a gripe para os estados e o Distrito Federal. A imunização é gratuita e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o país e pontos de vacinação que vão ser montados nas cidades. A estratégia do Dia D foi estabelecida entre o Governo Federal e as secretarias estaduais e municipais de saúde, como forma de intensificar a vacinação e alcançar a meta da campanha.

Na região Norte, a campanha de vacinação contra a gripe terá início no segundo semestre, já que nessa época, é o período do “Inverno Amazônico”, a circulação viral e a transmissão da gripe são mais frequentes.

Fonte: Ministério da Saúde