Ministério da Saúde pensa em rebaixar o status de pandemia de Covid-19 para endemia

O presidente Jair Bolsonaro afirmou na última quarta-feira (3) que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, está avaliando a possibilidade de mudar para endemia o status da covid-19 no Brasil.“Em virtude da melhora do cenário epidemiológico e de acordo com o § 2° do Art. 1° da Lei 13.979/2020, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, estuda rebaixar para ENDEMIA a atual situação da COVID-19 no Brasil”, explicou Bolsonaro por meio de uma publicação no Twitter. 

Por meio de nota, o Ministério da Saúde revelou que começou a adotar as medidas necessárias para reclassificar o status da covid-19 no Brasil que, ainda hoje, é identificado com pandemia. “O Ministério da Saúde avalia a medida, em conjunto com outros ministérios e órgãos competentes, levando em conta o cenário epidemiológico e o comportamento do vírus no país”, afirmou o órgão.

Desde o mês de março de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica o surto sanitário de covid-19 como pandemia. O termo endemia é usado em casos de doenças recorrentes, típicas, frequentes em uma determinada região, porém, para aquelas em que já há uma resposta efetiva à população por parte da rede de saúde.

Uma doença pode começar como um surto ou epidemia e passa a ser considerada como pandemia quando chega em níveis mundiais, ou seja, momento em que o agente se dissemina em diversos países ou continentes, afetando um grande número de pessoas. 

Se for reclassificada no Brasil, a medida contraria as orientações da OMS, responsável por definir quando uma doença se torna uma ameaça global e que ainda classifica a covid-19 como pandemia. Se for tratada como endemia, a covid-19 vai deixar de ser uma emergência de saúde e, as principais medidas de segurança como o uso de máscaras, proibição de aglomerações e exigência do passaporte vacinal, além de realização compulsória de exames médicos podem deixar de ser obrigatórias.

Fonte: Agência Brasil

Milena Alves

Recent Posts

Seguradoras de saúde inovam para enfrentar desafios do setor

As seguradoras de saúde brasileiras estão adotando estratégias proativas para lidar com os crescentes custos…

18 horas ago

Enfermeiros contra empresas com IA: entenda os dois lados

Na vanguarda da inovação tecnológica, a Nvidia revelou em sua última conferência uma parceria estratégica…

21 horas ago

Walmart encerra suas 51 clínicas e serviços virtuais de saúde

O Walmart anunciou na terça-feira o fechamento de todas as suas 51 clínicas de saúde…

22 horas ago

Burnon: quando a paixão pelo trabalho se torna perigosa

No turbilhão do mundo moderno, muitos se veem impulsionados por uma energia aparentemente inesgotável. Movidos…

3 dias ago

Marcos Pasquim: tive síndrome do pânico em novela e minissérie

O renomado ator Marcos Pasquim abriu o jogo sobre uma batalha silenciosa que travou nos…

3 dias ago

País volta a produzir insulina que vai atender 100% do SUS

No município mineiro de Nova Lima, uma ocasião histórica ecoou pelas paredes da recém-inaugurada fábrica…

3 dias ago

This website uses cookies.