Sem categoria

Cuidado com a alimentação faz diferença no tratamento da doença renal crônica

O cuidado nutricional é considerado fundamental no tratamento de pessoas com doença renal. Ter uma alimentação por meio de acompanhamento com um nutricionista e a adequar um planejamento alimentar de acordo com as necessidades de cada paciente ajudam a estabilizar o quadro, além de melhorar o controle metabólico e diminuir os fatores de risco como a obesidade, desnutrição e hipertensão.

Uma alimentação equilibrada e orientada por um especialista é capaz de retardar a progressão da doença renal, consequentemente evitando a dependência futura de diálise ou transplante de rim.

Um estudo internacional, publicado no periódico da Sociedade Internacional da Sociedade Americana de Nefrologia, faz um alerta sobre os cuidados e profissionais especializados em nutrição para a doença renal crônica, considerados globalmente escassos.

Mas, a realidade é que muitas pessoas tem esse monitoramento e também não recebe terapia nutricional. O estudo feito pela Universidade de Hong Kong, mostra que nem todos os pacientes têm acesso a um nutricionista, principalmente os de países com baixa renda. Na maior parte, esse acesso só é possível quando o paciente se encontra ou após o início da diálise.

A pesquisa aponta que apenas 48% dos 155 países mapeados contam com profissionais habilitados a fornecer cuidados de nutrição para os pacientes renais. O aconselhamento dietético não está presente em 65% dos países de média e baixa renda e nunca esteve disponível em 23% das nações mais pobres.

Um outro ponto levado em consideração é que, em mais de 60% dos países em todo o mundo, há falta de comunicação entre nefrologistas e nutricionistas. Ainda que nos países de renda alta e com profissionais de nutrição especializados em doença renal, apenas 49% dos médicos encaminham pacientes para o nutricionista.

Outro problema é a falta de dados, exames e avaliações nutricionais em boa parte das nações. A disponibilidade de suplementos nutricionais orais varia no mundo todo, alpem de não ser gratuita em países de renda baixa e média baixa nos ambientes de internação e ambulatório.

Um questão importante é a busca deliberada por dietas e curas milagrosas que circulam pela internet, sem orientação de um profissional. Isso pode trazer sérias consequências, como intoxicações, lesões em órgãos, desnutrição ou hipernutrição, crises de ansiedade, entre outras.

O acompanhamento nutricional é essencial para evitar que a doença renal parta para uma evolução, mesmo no tratamento conservador como na terapia renal substitutiva. A orientação do especialista aumenta a qualidade e a expectativa de vida, além dos ajustes nutricionais permitem que o paciente não fique restrito de dietas tão rigorosas.

Além do mais, auxilia na adesão ao tratamento e na resolução de dúvidas corriqueiras no processo. A longo prazo, a solução para esse problema pela nova pesquisa passa por fornecer treinamento e suporte a nutricionistas para eles tenham um número suficiente de profissionais qualificados a implementar os cuidados e o atendimento a pacientes e familiares.

A inserção do nutricionista junto ao nefrologista e à equipe médica também é essencial para que a comunicação com o paciente, a adesão às intervenções e o tratamento mais humanizado aconteçam da melhor forma possível. Nas clínicas de diálise e internações hospitalares, essa relação já é comum.

De acordo com a Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplantes, em torno de 140 mil pessoas com insuficiência renal aguda ou crônica grave fazem tratamento de diálise no país. O avanço e a disseminação dos cuidados nutricionais são necessários para individualizar a assistência ao paciente com doença renal, respeitar suas restrições e melhorar o controle do problema. A alimentação consciente é uma forma ativa de participar do tratamento e conseguir ter mais qualidade de vida.

Fonte: Veja

Milena Alves

Share
Published by
Milena Alves

Recent Posts

Seguradoras de saúde inovam para enfrentar desafios do setor

As seguradoras de saúde brasileiras estão adotando estratégias proativas para lidar com os crescentes custos…

10 horas ago

Enfermeiros contra empresas com IA: entenda os dois lados

Na vanguarda da inovação tecnológica, a Nvidia revelou em sua última conferência uma parceria estratégica…

13 horas ago

Walmart encerra suas 51 clínicas e serviços virtuais de saúde

O Walmart anunciou na terça-feira o fechamento de todas as suas 51 clínicas de saúde…

15 horas ago

Burnon: quando a paixão pelo trabalho se torna perigosa

No turbilhão do mundo moderno, muitos se veem impulsionados por uma energia aparentemente inesgotável. Movidos…

2 dias ago

Marcos Pasquim: tive síndrome do pânico em novela e minissérie

O renomado ator Marcos Pasquim abriu o jogo sobre uma batalha silenciosa que travou nos…

2 dias ago

País volta a produzir insulina que vai atender 100% do SUS

No município mineiro de Nova Lima, uma ocasião histórica ecoou pelas paredes da recém-inaugurada fábrica…

3 dias ago

This website uses cookies.