Ministério da Saúde lança novo edital com 3.174 vagas - FRONT SAÚDE
Na imagem estão presentes médicos utilizando jaleco branco, sentados em poltronas.
Foto: Marcelo Camargo-Agência Brasil

Ministério da Saúde lança novo edital com 3.174 vagas

Na imagem estão presentes médicos utilizando jaleco branco, sentados em poltronas.
Foto: Marcelo Camargo – Agência Brasil

O Ministério da Saúde lançou novo edital do Programa Mais Médicos, a iniciativa deve ofertar 3.174 vagas. Os profissionais interessados podem se inscrever até o dia 08 de maio.

De acordo com o Ministério da Saúde, o programa tem o objetivo de fortalecer a assistência médica em regiões remotas e de maior vulnerabilidade social. Das vagas abertas, 3.066 vão ser distribuídas em 1.620 municípios brasileiros, e 108 destinadas para 26 Distritos Sanitários Especialistas Indígenas (DSEIs).

Os profissionais selecionados vão integrar equipes de Saúde da Família, que disponibilizam atendimento e acompanhamento mais próximos da população. O Ministério da Saúde tem como meta chegar a 28 mil profissionais até o fim de 2025.

Perfil profissional

As oportunidades no 41° ciclo do Mais Médicos estão distribuídos entre três perfis profissionais; médicos formados no Brasil com registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) ou com diploma revalidado no Brasil; médicos brasileiros formados no exterior (intercambista brasileiro); médicos estrangeiros com habilitação para o exercício da medicina no exterior (intercambista estrangeiro).

O ministério da saúde explica que para os dois últimos perfis, é obrigatória a aprovação no Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv), um treinamento específico para atuação em situações de urgência, emergência e enfrentamento de doenças comuns nas regiões de trabalho.

Algumas das condições exigidas para os médicos brasileiros com registro no Brasil e para os intercambistas, brasileiros e estrangeiros, são:

  • Estar em situação regular na esfera criminal perante a justiça estadual e federal no Brasil, do local em que reside ou residiu nos últimos 6 (seis) meses.
  • Estar em situação regular com as obrigações militares, se o médico for do sexo masculino.
  • Estar em situação regular na justiça eleitoral, se for brasileiro.

A documentação e os demais requisitos estão presentes no site

Os profissionais médicos devem realizar as adesões ao programa, por meio do Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP) , entre os dias 5 e 8 de maio.

No momento da inscrição no SGP, o médico candidato deve anexar declaração de próprio punho, datada e assinada, atestando que, se estrangeiro, possuir conhecimento da língua portuguesa e, independentemente da nacionalidade, ter ciência das regras de organização do SUS, e de protocolos e diretrizes clínicas no âmbito da atenção primária à saúde.
Neste novo chamado público para adesão e renovação de vagas do Mais Médicos, o Ministério da Saúde criou a possibilidade de cadastro reserva do programa, para oferecer flexibilidade e agilidade na reposição de profissionais pelos municípios e DSEI, logo que a necessidade for identificada.

O Programa Mais Médicos garante assistência a mais de 63 milhões de brasileiros em todo o país. Os profissionais trabalham identificados com coletes verdes.

Fonte: Estadão Conteúdo, Agência Brasil e Ministério da Saúde