A atriz Marieta Severo, 76 anos, revelou que teve câncer no endométrio. Em entrevista ao Globo no último domingo (24), ela falou pela primeira vez sobre o assunto. “Nunca falei sobre isso antes, mas, sim, tive câncer de endométrio. Precisei tirar o útero e os ovários. Descobri bem no início, nem precisei fazer quimioterapia”, desabafou.
Marieta se tornou madrinha da campanha Setembro em Flor, criada em 2021 por meio de uma iniciativa do grupo EVA, do Instituto Nacional do Câncer (INCA), para alertar sobre prevenção e diagnóstico precoce de tumores ginecológicos. Neste ano, a atriz foi convidada para ser madrinha da campanha, e gravou um vídeo chamando a atenção para a importância da vacina contra o HPV, vírus que pode causar câncer de colo de útero.
Ela comentou sobre a importância de falar sobre esse tema agora. “Preciso usar a minha voz ativa para falar de temas fundamentais, como a minha saúde e a do outro. Após os tempos negacionistas que vivemos, pesquisas mostram que os índices de vacinação caíram”, afirmou.
A atriz também comentou que todos os seus netos tomaram a vacina contra o HPV. “Vacina é vitória da Humanidade”, lembrou.
Na rede pública, a versão quadrivalente da vacina contra o HPV está disponível para meninas (9 a 14 anos) e meninos (11 a 14 anos). A nonavalente chegou às clínicas privadas (cerca de R$ 900) para idades entre 9 e 45 anos. Segundo especialistas, o câncer ginecológico apresenta grandes chances de sucesso no tratamento quando detectado no início.
Fonte: O Globo
Foto: Marieta participa de campanha do Inca — Leo Aversa
Deixe uma resposta