Colunistas

Levando um caldo da má digestão e azia no final de ano

Surfar no tsunami. Gosto muito dessa analogia para entender a resposta que o trato digestivo dá para os excessos de final do ano. Nosso organismo responde a esse excesso e a sobrecarga com sintomas digestivos. Muitas pessoas reclamam de má digestão e azia (queimação) após consumo das ceias. Vamos entender o porquê?

Quem nunca passou em pós festas com a sensação de ter comido demais, náuseas, arrotos e até vômito. Esses sintomas são de má digestão, constitui uma resposta aguda aos excessos que caracterizam as ofertas de alimentos e bebidas da época.

As ceias estão repletas de comidas com grande quantidade de gordura, açúcar e proteínas gordas. Essa mistura demanda muito do trato digestório e a digestão desses alimentos exige muito mais do organismo. A digestão fica mais lenta e com isso os sintomas de má digestão aparecem.

As causas da má digestão são várias, entre elas: excesso de comida; excesso de bebida alcoólica; comer muito rápido; comer sem mastigar direito; e ingestão de alimentos muito pesados ou gordurosos e todos são muito frequentes nas ceias de Natal e Ano Novo.

Outro fator estressor para o trato digestório é o consumo de álcool. Após a sua ingestão ele diminui o tônus do esôfago, propiciando refluxo gastroesofágico. No estômago, o álcool pode alterar a secreção gástrica e a motilidade, movimentos necessários que acontecem no intestino para auxiliar a liberação normal das fezes.

Importante esclarecer que dentro desse contexto os sintomas digestivos não constituem doença. Para que esses sintomas sejam relacionados a doenças digestivas eles precisam ser recorrentes e ter periodicidade, ou seja, a necessidade de investigação e se os sintomas são frequentes e alteram sua qualidade de vida.

Estima-se que 40% dos brasileiros sofrem com sintomas dispépticos e que apenas 5% procuram um médico gastroenterologista para investigação e condução adequada. Os sintomas de alarme (que sugerem doença grave) para se procurar imediatamente o gastroenterologista são emagrecimento; vômitos com sangue; anemia; febre; e massa abdominal palpável ou icterícia (olhos e pele amarelos). Os sintomas como azia e má digestão recorrentes também devem ser investigados, principalmente quando se aliam com os sintomas de alarme e deverão sempre serão submetidos a exames complementares.

Para evitar a azia e má digestão nesse período é preciso repensar os hábitos alimentares e fazer escolhas mais saudáveis, aumentar o consumo de água e controlar o consumo de álcool. Dá para passar pelas festas surfando uma onda, não precisamos estressar ao máximo nosso trato digestivo com um tsunami de comida e bebidas.

Fabrícia Dias Maciel

Dra. Fabrícia Dias Maciel é gastroenterologista e uma das idealizadoras do projeto Nutrindo Sonhos e Ideias – LifestyleMedicine . Está com Diretora do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida – Secção Pará e Certificada Internacionalmente em Lifestyle Medicine pelo IBLM/CBMEV. Tem graduação em medicina pela Universidade Federal do Pará (UFPA) Mestre em Gastroenterologia pela UNIFESP , Título de Especialista pela Federação Brasileira de Gastroenterologia ( RQE 4303) e Titulo de especialista de Endoscopia Digestiva (RQE6122) e Pós Graduada em Estilo de Vida e Coaching de Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein e Pós Graduada em Endoscopia Terapêutica pelo Hospital Sírio Libanês. Membro Titular da Federação Brasileira de Gastroenterologia , Membro da Sociedade Brasileira de da Endoscopia Diegstiva, Membro da Sociedade Brasileira de Hepatologia e Membro da motilidade Digestiva e Neurogastroenterolgia Membro do colégio Brasileiro de Medicina do estilo de Vida. Gestora de Qualidade e Segurança do paciente, palestrante, empreendedora Agradeço imensamente o convite, em anexo a carta de aceite e foto. Meu mini currículo conforme solicitação abaixo: Médica gastroenterologista, Mestre em Gastroenterologia pela UNIFESP, Certificada em Lifestyle Medicine pelo IBLM/CBMEV, Responsável Técnica do Instituto Nutrindo Sonhos e Ideias- Lifestyle Medicine e atualmente Diretora do CBMEV.

Share
Published by
Fabrícia Dias Maciel

Recent Posts

Seguradoras de saúde inovam para enfrentar desafios do setor

As seguradoras de saúde brasileiras estão adotando estratégias proativas para lidar com os crescentes custos…

20 minutos ago

Enfermeiros contra empresas com IA: entenda os dois lados

Na vanguarda da inovação tecnológica, a Nvidia revelou em sua última conferência uma parceria estratégica…

4 horas ago

Walmart encerra suas 51 clínicas e serviços virtuais de saúde

O Walmart anunciou na terça-feira o fechamento de todas as suas 51 clínicas de saúde…

5 horas ago

Burnon: quando a paixão pelo trabalho se torna perigosa

No turbilhão do mundo moderno, muitos se veem impulsionados por uma energia aparentemente inesgotável. Movidos…

2 dias ago

Marcos Pasquim: tive síndrome do pânico em novela e minissérie

O renomado ator Marcos Pasquim abriu o jogo sobre uma batalha silenciosa que travou nos…

2 dias ago

País volta a produzir insulina que vai atender 100% do SUS

No município mineiro de Nova Lima, uma ocasião histórica ecoou pelas paredes da recém-inaugurada fábrica…

2 dias ago

This website uses cookies.