Surfar no tsunami. Gosto muito dessa analogia para entender a resposta que o trato digestivo dá para os excessos de final do ano. Nosso organismo responde a esse excesso e a sobrecarga com sintomas digestivos. Muitas pessoas reclamam de má digestão e azia (queimação) após consumo das ceias. Vamos entender o porquê?
Quem nunca passou em pós festas com a sensação de ter comido demais, náuseas, arrotos e até vômito. Esses sintomas são de má digestão, constitui uma resposta aguda aos excessos que caracterizam as ofertas de alimentos e bebidas da época.
As ceias estão repletas de comidas com grande quantidade de gordura, açúcar e proteínas gordas. Essa mistura demanda muito do trato digestório e a digestão desses alimentos exige muito mais do organismo. A digestão fica mais lenta e com isso os sintomas de má digestão aparecem.
As causas da má digestão são várias, entre elas: excesso de comida; excesso de bebida alcoólica; comer muito rápido; comer sem mastigar direito; e ingestão de alimentos muito pesados ou gordurosos e todos são muito frequentes nas ceias de Natal e Ano Novo.
Outro fator estressor para o trato digestório é o consumo de álcool. Após a sua ingestão ele diminui o tônus do esôfago, propiciando refluxo gastroesofágico. No estômago, o álcool pode alterar a secreção gástrica e a motilidade, movimentos necessários que acontecem no intestino para auxiliar a liberação normal das fezes.
Importante esclarecer que dentro desse contexto os sintomas digestivos não constituem doença. Para que esses sintomas sejam relacionados a doenças digestivas eles precisam ser recorrentes e ter periodicidade, ou seja, a necessidade de investigação e se os sintomas são frequentes e alteram sua qualidade de vida.
Estima-se que 40% dos brasileiros sofrem com sintomas dispépticos e que apenas 5% procuram um médico gastroenterologista para investigação e condução adequada. Os sintomas de alarme (que sugerem doença grave) para se procurar imediatamente o gastroenterologista são emagrecimento; vômitos com sangue; anemia; febre; e massa abdominal palpável ou icterícia (olhos e pele amarelos). Os sintomas como azia e má digestão recorrentes também devem ser investigados, principalmente quando se aliam com os sintomas de alarme e deverão sempre serão submetidos a exames complementares.
Para evitar a azia e má digestão nesse período é preciso repensar os hábitos alimentares e fazer escolhas mais saudáveis, aumentar o consumo de água e controlar o consumo de álcool. Dá para passar pelas festas surfando uma onda, não precisamos estressar ao máximo nosso trato digestivo com um tsunami de comida e bebidas.
Mais de 10 mil pessoas passaram pela Arena Guilherme Paraense, o "Mangueirinho", no último final…
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta urgente nesta terça-feira (1º) sobre…
Happy Businessman and Businesswoman Standing in a Pile of Money, Success and Wealth Concept Dinheiro…
Heap of assorted various medicine tablets and pills different colors Desde 2018, os medicamentos terão…
Logo do Sistema Único de Saúde do Governo Federal do Brasil O Ministério da Saúde,…
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a venda do creme dental Colgate Total…
This website uses cookies.