Junk food significa “comida lixo”, uma expressão utilizada para alimentos com alto teor calórico, porém, destituídos de nutrientes. Contém altos níveis de gordura saturada, sal ou açúcar e numerosos aditivos alimentares. Ao mesmo tempo, é carente de proteínas, vitaminas e fibras dietéticas, entre outros atributos saudáveis. Possui prazo de validade prolongado e pode nem mesmo precisar de refrigeração (caso dos salgadinhos industrializados). Requer o mínimo ou nenhum preparo antes do consumo, e pode exibir uma vasta gama de sabores.
Já o Fast food significa “comida rápida” e é o nome dado às refeições que podem ser preparadas e servidas em um intervalo pequeno de tempo. Expressão altamente ligada a, por exemplo, sanduíches, pizzas, batatas fritas, pastéis e etc. Porém, hoje já existem as possibilidades de fast foods mais equilibradas e saudáveis, a exemplo de restaurantes de saladas, onde você pode montar a sua rapidamente. Desta forma, alguns fast foods (ainda a maioria) encontram-se dentro do conceito de junk food, mas já temos a realidade de fast food mais saudável, que não se enquadra naquele termo.
Os junk foods são ricos em açúcar, gordura, sódio, conservantes artificiais e seu consumo excessivo pode levar a doenças crônicas como diabetes tipo 2, fígado gorduroso não alcoólico, doenças cardiovasculares hipertensão, além de, claro, aumentar o risco de obesidade. É possível, ainda, o desenvolvimento de quadro de depressão associado ao consumo desse tipo de alimento.
Hoje em dia existem muitas informações quanto à uma boa alimentação, porém, em decorrência das várias atividades e correria do dia a dia, as pessoas acabam descuidando das suas refeições de maneira severa. A maioria das pessoas preferem consumir fast foods (consequentemente junk foods), pela praticidade que esse tipo de refeição traz, mas esquecem o quão prejudicial isso pode ser ao longo do tempo para sua saúde.
Nesse sentido, seria necessário que as pessoas se conscientizassem que para que se ter uma boa alimentação e fugir desse tipo de preparação prejudicial à saúde, é preciso planejamento. Preparar suas refeições da semana no final de semana ou no dia anterior, priorizar levar frutas ou iogurte natural para o lanche, por exemplo.
Nesta quinta-feira (21), o Ministério da Saúde oficializou a criação de um Grupo de Trabalho…
O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) busca ampliar a infraestrutura nacional em diversas áreas,…
O programa Fioantar, conduzido pela Fiocruz, deu início a uma nova etapa nesta quarta-feira (20).…
No dia 13 de dezembro de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização…
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está liderando uma importante missão para…
O câncer do colo do útero, terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil, tem…
This website uses cookies.