Doenças

Sinusite: o que é, causas, sintomas e tratamentos

É comum ouvir alguém dizer que sofre com sinusite, e alguns sintomas são considerados clássicos desse problema. O diagnóstico precoce é fundamental para evitar maiores transtornos a pessoa, como os que possam resultar em casos de cirurgia, por exemplo.

“É a inflamação da mucosa do nariz e dos seios da face”, explica o otorrinolaringologista Guilherme Machado. Pode ser classificada em diversos subtipos, como a sinusite aguda, quando os sintomas persistem por mais de 10 dias com duração até 4 semanas e a crônica, acima de 12 semanas.

Fatores de risco

Guilherme esclarece que existem vários fatores que podem contribuir para o surgimento da sinusite. “Os vírus, como o do resfriado comum, bactérias e fungos, porém, outros fatores também estão associados, como alergias e alterações anatômicas”, detalha.

Sintomas

O médico destaca os principais sintomas da sinusite:

• Obstrução nasal;

• Secreção de pus;

• Perda ou diminuição do olfato;

• Febre;

• Dor de cabeça;

• Dor ou pressão na face.

Guilherme explica que o atraso no diagnóstico e tratamento inadequado pode acarretar complicações, e tornar a doença crônica, assim como o estado imunológico alterado também pode dificultar uma boa resposta ao tratamento.

Formas de prevenção:

• Manter o nariz limpo;

• Evitar locais com poluição e fumaça de cigarro, pois tem a capacidade de irritar as vias aéreas e desencadear processos inflamatórios;

• Ter um controle ideal e adequado dos quadros de alergias principalmente a rinite alérgica;

• Reforçar as defesas imunológicas;

• Pacientes que estiverem em grupo de risco para a gripe devem atualizar o cartão vacinal, já que os quadros gripais têm uma grande relevância na evolução da sinusite;

• Manter consultas de rotina com o otorrinolaringologista para avalições especializadas e seguir corretamente o tratamento e orientações.

Sinusite x outras doenças

O médico lembra que é comum que a sinusite seja confundida com alterações da face e do nariz. “Há pacientes que procuram o otorrinolaringologista com dores de cabeça, como a única queixa, e de maneira errada se relaciona com a sinusite, porém, na investigação se enquadra em um perfil de enxaqueca”.

Ele acrescenta que o mesmo acontece com a rinite alérgica, por ter sintomas como a obstrução nasal, pode levar o paciente a indagar um quadro de sinusite. “O diagnóstico, quando baseado exclusivamente na história clínica do paciente, pode ser bastante difícil, por isso, lançamos mãos de alguns exames para o auxílio e diagnóstico correto, como a endoscopia nasal e a tomografia dos seios da face”.

Tratamento

O especialista fala que o tratamento é feito após uma minuciosa investigação e a correta classificação da sinusite aguda ou crônica. “Geralmente utiliza-se antibiótico para erradicar a bactéria que causa o quadro agudo e prevenir complicações. E utilizamos também a lavagem nasal com soro fisiológico, pois ajuda na drenagem da secreção espessa que geralmente surge nos quadros bacterianos”. E pontua, “corticosteroides, analgésicos e antialérgicos, também são usados no tratamento, a depender do caso”.

Além disso, ele destaca que quando não há resposta com tratamento clínico, o quadro se torna de repetição e ou evoluem para quadros crônicos, em que também pode haver a presença de lesões polipoides em cavidade nasal e seios da face, o paciente evolui para tratamento cirúrgico.

Tem cura?

O otorrino esclarece que a sinusite tem cura se for bem tratada e acompanhada, e existem variados tratamentos e, ainda que, em alguns casos, o problema não possa ser totalmente solucionado, os benefícios para o paciente são muito significativos. “Existem pacientes que tem quadros isolados de sinusite, trata, melhora, acompanha e não tem mais a queixa, desta forma, consideramos ele curado e o acompanhamos. Assim como temos pacientes que fazem diversos tratamentos, inclusive cirúrgico e não evolui com melhora significativa ou tem o retorno de lesões de pólipo, como ocorre nos pacientes crônicos”, finaliza.

Milena Alves

Recent Posts

A Reforma Tributária acabaria com o plano de saúde empresarial?

Grandes empregadores estão ponderando a drástica medida de cancelar os planos de saúde oferecidos aos…

19 horas ago

Argentina limita preço de planos de saúde após disparada

Após meses de aumentos exorbitantes nos preços dos planos de saúde na Argentina, o governo…

4 dias ago

O impacto da judicialização na saúde suplementar brasileiro

O aumento significativo da judicialização tem sido um obstáculo cada vez maior para o sistema…

4 dias ago

Saiba quais infecções podem voltar e como se prevenir delas

Ao contrário de algumas doenças que oferecem imunidade vitalícia após uma única exposição, como rubéola,…

4 dias ago

Seguradoras de saúde inovam para enfrentar desafios do setor

As seguradoras de saúde brasileiras estão adotando estratégias proativas para lidar com os crescentes custos…

5 dias ago

Enfermeiros contra empresas com IA: entenda os dois lados

Na vanguarda da inovação tecnológica, a Nvidia revelou em sua última conferência uma parceria estratégica…

5 dias ago

This website uses cookies.