O congelamento de óvulos tem se tornado uma prática cada vez mais comum entre as mulheres durante o pico da sua vida reprodutiva, isto é, entre os 20 e 30 anos. Um exemplo disso é a ex-BBB Juliette, que congelou seus óvulos nesta segunda-feira (11). Esta é uma estratégia para a preservação da fertilidade utilizada por quem decidiu adiar a gestação, seja por motivos pessoais, emocionais, financeiros ou profissionais.
ORIENTAÇÃO MÉDICA: CONGELAMENTO COMO ESTRATÉGIA DE PRESERVAÇÃO DA FERTILIDADE
De acordo com Rodrigo Rosa, ginecologista obstetra especialista em reprodução humana, o congelamento dos gametas femininos oferece uma chance de preservá-los antes que eles se esgotem após a queda gradual da fertilidade feminina. Não existe uma idade contraindicada para o congelamento, mas o ideal é que seja realizado até os 35 anos, pois as taxas de sucesso são maiores.
COMO FUNCIONA O CONGELAMENTO DE ÓVULOS?
Desde a retirada até o fim do processo, leva em torno de três semanas no total. Os estágios iniciais apresentam semelhança com a fertilização in vitro, incluindo: uma a duas semanas de pílulas anticoncepcionais para desativar temporariamente os hormônios naturais; 9 a 10 dias de injeções de hormônio para estimular os ovários e amadurecer vários óvulos.
Após o amadurecimento dos óvulos, eles são retirados com uma agulha na vagina sob orientação de ultrassom. Esta etapa do procedimento é feita sob sedação intravenosa. Em seguida, estes óvulos são congelados imediatamente em uma técnica chamada criopreservação.
TAXAS DE SUCESSO E EXPECTATIVAS APÓS O DESCONGELAMENTO
Qual a taxa de sucesso de gravidez após o descongelamento? Rosa destaca que 10 ovos devem ser armazenados para cada tentativa de gravidez. A maioria das mulheres com 38 anos ou menos pode esperar colher de 10 a 20 óvulos por ciclo.
— Taxas de descongelamento de óvulos de 75% e taxas de fertilização de 75% são esperadas em mulheres de até 38 anos. Dessa forma, para 10 óvulos congelados, espera-se que sete sobrevivam ao degelo e cinco ou seis fertilizem e se tornem embriões. Normalmente, de três a quatro embriões são transferidos em mulheres de até 38 anos — destaca o ginecologista.
Fonte: O Globo
Deixe uma resposta