A Campanha Julho Verde tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer de cabeça e pescoço. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) anualmente são diagnosticados cerca de 43 mil novos casos de tumores de cabeça e pescoço que atingem principalmente boca (língua, assoalho da boca, palato duro, gengivas, mucosa da boca, lábio), orofaringe (região das amígdalas, base da língua, palato mole, parte lateral e posterior da garganta), demais regiões da faringe, laringe, etc.
O Diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento. Os sintomas mais comuns do câncer de cabeça e pescoço são a presença de feridas que não cicatrizam, manchas brancas na boca, nódulos no pescoço, rouquidão e outras alterações da voz, dificuldade de engolir e emagrecimento sem motivo. O consumo excessivo de álcool e cigarro contribuem para a incidência. Além disso, o câncer pode ser provocado pelo vírus HPV. No Brasil, são 7% da população pode apresentar HPV na boca.
Taxas de cura e radioterapia
Quando diagnosticado em fase inicial, as taxas de cura chegam a 95% e na doença avançada diminui para 30%. O problema é que 60% dos casos já chegam em fase avançada aos consultórios médicos. As sequelas da doença também são menores quando o tratamento é realizado precocemente.
Para prevenir, é bom procurar um endocrinologista sempre que apresentar algum desses sintomas. Ele deve fazer os exames clínicos para uma investigação diagnóstica e, se necessário solicitar exames como tomografia, ressonância magnética, ultrassonografia e radiografia. Se houver lesão, deve solicitar a biópsia.
Na fase inicial o tratamento inclui uma única modalidade de tratamento, cirurgia ou radioterapia. Em casos avançados há sequelas como perda da voz, dificuldade ou impossibilidade de se alimentar, deformidades, dentre outras e pode requerer um tratamento multidisciplinar com odontólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, oncologista, entre outros.
O programa Fioantar, conduzido pela Fiocruz, deu início a uma nova etapa nesta quarta-feira (20).…
No dia 13 de dezembro de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização…
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está liderando uma importante missão para…
O câncer do colo do útero, terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil, tem…
O diabetes tem se tornado uma preocupação crescente no cenário global. Segundo dados divulgados pela…
Os custos com planos de saúde empresariais são uma das principais despesas das empresas no…
This website uses cookies.