Inteligência Artificial para a Covid-19 no Brasil é premiada

Na terceira edição do Prêmio Abril de Inovação Médica, pesquisadores da Inteligência Artificial para a Covid no Brasil (IACOV-BR), apresentam soluções tecnológicas como a novidade em reabilitação smart: o Cicloergômetro , um protótipo semelhante a uma mini bicicleta que funciona a partir da colocação de eletrodos nas pernas dos pacientes e, que por meio de descargas elétricas que estimulam os movimentos, geram contração muscular. Toda a atividade é monitorada por médicos e fisioterapeutas, que têm acesso aos dados para ajustar a intensidade e a duração dos exercícios.

Por enquanto, o Cicloergômetro Vida Inteligente está na fase de prototipagem. Esta inovação tecnológica na saúde é um projeto do Instituto de Medicina Física e Reabilitação (IMREA) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP).

Outra inovação na saúde utiliza os dados coletados no momento da triagem de pacientes em clínicas e hospitais, após o resultado positivo para Covid-19. Atualmente, vinte e cinco hospitais públicos e privados participam da rede IACOV-BR (Inteligência Artificial para a Covid-19 no Brasil), contribuindo com a coleta de dados.

Os pesquisadores da IACOV-BR desenvolveram algoritmos capazes de antever a evolução do quadro do paciente, se ele vai, por exemplo, evoluir para a necessidade de internação em Unidades de Terapia Intensiva. A análise preditiva permite que as redes pública e privada de saúde se preparem para atender uma alta demanda de internamentos, além de oferecer um diagnóstico e um tratamento mais personalizados.

Com isso, a IACOV-BR foi premiada na terceira edição do Prêmio Abril de Inovação Médica, na categoria Prevenção. 

A Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) é a responsável por este projeto de inovação na saúde, realizado em parceria com pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Fundação Oswaldo Cruz do Paraná (FIOCRUZ-PR), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade de Brasília (UnB).

O IACOV-BR conta com financiamento da Microsoft, da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Michelly Murchio

Recent Posts

Ora-pro-nóbis banido de suplementos alimentares pela Anvisa

Mãos femininas cortando ora-pro-nobis na tábua de cortar. Pereskia aculeata é uma planta popular no…

5 horas ago

SUS oferece reconstrução dentária para vítimas de violência

Mulher fazendo tratamento dentário Foto de Matheus Oliveira para SES-DF Sistema Único de Saúde (SUS)…

7 horas ago

Brasil vai produzir insulina e doença falciforme terá novo tratamento no SUS

Ministro da Saúde Alexandre Padilha Foto de Rafael Nascimento para Ministério da Saúde O Brasil…

1 dia ago

120 vagas para nova Policlínica em Marabá: inscrições até 04/04

A Policlínica/NATEA de Marabá Foto de Bruno Cruz para Agência Pará A nova Policlínica/NATEA de…

1 dia ago

Autismo: desafios e a luta por inclusão no Brasil e no Mundo

Fita com peças de quebra-cabeça coloridas e figura de madeira em fundo escuro, lugar para…

2 dias ago

Abril Azul: 10 dicas com especialistas para apoiar e incluir pessoas autistas

Vista superior do garoto especial com autismo entre outro em fundo verde Por LightFieldStudios O…

2 dias ago

This website uses cookies.