INCA estima que o Brasil terá mais de 2 milhões de casos de câncer até 2025 - FRONT SAÚDE

O que dizer sobre o câncer que já não sabemos? O que falar sobre essa doença que de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), só em 2020 matou 225.830 brasileiros, entre homens, mulheres e crianças? O que fazer para que a pessoa possa perceber que ter uma vida saudável é uma das melhores formas de se prevenir?

Para o Dia Nacional de Combate ao Câncer que acontece sempre no dia 27 de novembro. O INCA, órgão auxiliar do Ministério da Saúde no desenvolvimento e coordenação das ações integradas para a prevenção e o controle do câncer no Brasil, realizou um levantamento sobre a estimativa de câncer que poderá ter nos próximos três anos e a notícia não é boa. Estima-se que por ano, 704 mil casos se manifestem aqui no Brasil até 2025, que resultaria em 2.112.000 brasileiros com câncer. É um aumento considerável sendo que no relatório de 2020 até 2022, estimava-se 625 mil novos casos a cada ano.

O estudo mostra que a região mais afetada será o Sul, já o Norte fica em terceiro lugar. Agora o estado do Pará terá 11.560 casos de câncer para cada 100 mil habitantes em 2023, sendo as mulheres as mais afetadas com 6.090 diagnósticos. Os três principais cânceres que afetarão as mulheres são, em primeiro lugar o de Mama, em segundo o do Colo do útero e em terceiro o do Corpo do útero. Já nos homens, em primeiro está o de Próstata, segundo o Estômago e em terceiro estão o da Traqueia, Brônquio e Pulmão.

Com mais de 100 diferentes tipos de doenças malignas que têm em comum o crescimento desordenado de células e que podem invadir tecidos adjacentes ou órgãos a distância, o câncer tem diversas razões. Sendo de 80% a 90% dos casos associados por motivos externos como sedentarismo, peso, alimentação e consumo de produtos. E de 10% a 20% dos casos podendo ser internos como hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas.

O câncer de pulmão é o mais fatal do Brasil, com quase 12 mortes por 100 mil habitantes, segundo o INCA, sendo a principal causa, o cigarro. E uma pesquisa recente realizada pelo laboratório farmacêutico AstraZeneca, mostrou que o brasileiro consome em média 11 cigarros por dia, ficando em primeiro lugar em consumo em toda a América Latina.

A melhor forma de se prevenir contra o câncer e tentar evita-lo é tendo um modo de vida saudável. O Ministério da Saúde e o INCA indicam uma lista de atitudes para se reduzir o risco de se ter um câncer.

  • Não fumar;
  • Adotar uma alimentação saudável;
  • Manter o peso corporal adequado;
  • Praticar atividades físicas;
  • Vacinar contra HPV e Hepatite B;
  • Fazer exames preventivos;
  • Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas;
  • Evitar o consumo de carne processada;
  • Evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h.

O importante é que a pessoa precisa se cuidar, não só tentando ter uma vida saudável, mas também indo ao médico e fazendo exames de rotina e prevenção. E se caso diagnosticado com antecedência e dependendo do tipo de câncer, pode ter cura. Mas não se preocupe, se isso acontecer, a pessoa receberá toda orientação necessária do seu médico. O tratamento do câncer pode ser feito através de cirurgia, quimioterapia, radioterapia ou transplante de medula óssea. Em muitos casos, é necessário combinar mais de uma modalidade.

Uma informação importante é que pacientes oncológicos têm vários direitos assegurados por lei quando está fazendo o tratamento. Para saber mais informações sobre esse assunto, você pode acessar o site do Instituto Oncoguia: http://www.oncoguia.org.br/ ou ligar para o telefone 0800 7731666.