Hospital Sírio Libanês adota sistema de alta segurança para dados de pacientes

O Hospital Sírio Libanês, referência na capital paulista, adota a solução tecnológica HealthShare® para garantir segurança e privacidade de dados de seus pacientes, tornando mais ágil a captura a partir de outros sistemas – mesmo aqueles de fora da instituição – de informações de consentimento de seus clientes, dando às equipes do hospital um forte aliado no tratamento do grande volume de informações com um Data Base sólido.

A tecnologia permite rastreabilidade e portanto, é possível saber quem – e quando – os dados foram acessados. O sistema também informa a data da revogação dessa decisão, caso isso ocorra; e acusa quem acessou as informações dos pacientes, estando elas bloqueadas ou não. Em uma segunda etapa, o sistema fornece um relatório rápido com um conjunto de informações solicitadas pela Agência Nacional de Proteção de Dados. O projeto já está dimensionado para integrar outras áreas do Sírio-Libanês no futuro.

O investimento se alinha à Gestão do Consentimento da Saúde Corporativa, um programa do hospital voltado aos cuidados de saúde para empresas e seus colaboradores que, por sua vez, segue tanto a legislação específica do setor da Saúde para o tema quanto a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).  O Sírio-Libanês já utiliza dados clínicos e assistenciais desde o início da informatização dos serviços de Saúde.

“Com isso, são gerados dados de origem para tomada de decisões. Atualmente, está muito em voga falar de inteligência artificial nos grandes ecossistemas de saúde – é isso que fazemos para extrair informações desse grande volume de dados a fim de auxiliar tanto na gestão hospitalar quanto na tomada de decisões pelos profissionais de saúde e pacientes. A solução cruza as informações e produz notificações para que os profissionais de saúde ou os gestores tomem decisões inteligentes e rapidamente”, explica Raimundo Nonato, médico e diretor de desenvolvimento de negócios de saúde da InterSystems.

Para os executivos, as aplicações das soluções de TI já são uma realidade nas organizações de saúde e o objetivo é oferecer mais eficiência nos atendimentos e melhor qualidade assistencial, além de diminuir os riscos do paciente. Além disso, com esse modelo, os pacientes passam a ser protagonistas com acesso aos seus dados, às informações de prognóstico, diagnóstico e resultados de exames, ao mesmo tempo que as equipes gestoras e médicas.

Com fontes da Saúde Business

Michelly Murchio

Recent Posts

Ora-pro-nóbis banido de suplementos alimentares pela Anvisa

Mãos femininas cortando ora-pro-nobis na tábua de cortar. Pereskia aculeata é uma planta popular no…

22 horas ago

SUS oferece reconstrução dentária para vítimas de violência

Mulher fazendo tratamento dentário Foto de Matheus Oliveira para SES-DF Sistema Único de Saúde (SUS)…

1 dia ago

Brasil vai produzir insulina e doença falciforme terá novo tratamento no SUS

Ministro da Saúde Alexandre Padilha Foto de Rafael Nascimento para Ministério da Saúde O Brasil…

2 dias ago

120 vagas para nova Policlínica em Marabá: inscrições até 04/04

A Policlínica/NATEA de Marabá Foto de Bruno Cruz para Agência Pará A nova Policlínica/NATEA de…

2 dias ago

Autismo: desafios e a luta por inclusão no Brasil e no Mundo

Fita com peças de quebra-cabeça coloridas e figura de madeira em fundo escuro, lugar para…

3 dias ago

Abril Azul: 10 dicas com especialistas para apoiar e incluir pessoas autistas

Vista superior do garoto especial com autismo entre outro em fundo verde Por LightFieldStudios O…

3 dias ago

This website uses cookies.