
Hoje, 5 de maio, é o dia mundial da higiene das mãos. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e tem como objetivo, chamar a atenção para uma uma prática simples que pode salvar vidas em todo o mundo.
Para comemorar a data, o Hospital Medvida, por meio do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, em parceria com o Núcleo de Segurança do Paciente Medvida, realizou uma ação para motivar os funcionários, desde o setor administrativo até os plantonistas, a higienizar as mãos. Além disso, buscou conscientizar os funcionários sobre a importância dessa prática.
A enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), Adriely Cardoso Silva, contou que a ação teve dinâmicas práticas que ensinaram sobre a higienização correta das mãos e os cinco momentos da higienização.
“A higienização das mãos é fundamental para prevenir a propagação de doenças e infecções. Nossas mãos entram em contato com uma grande quantidade de superfícies, e nelas podem ficar bactérias e vírus que, se não forem removidos, podem ser transferidos para o nosso corpo ou para outras pessoas. Por isso é importante batermos nessa tecla”, explica Adriely.
Segundo a enfermeira, um dos itens indispensáveis para combater vírus e bactérias no setor hospitalar, é a higienização das mãos e a utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs).

A iniciativa contou também com perguntas e pegadinhas; os funcionários que responderam de forma correta ganharam um prêmio especial. A atividade iniciou hoje no turno do dia e segue até amanhã, com a intenção de atingir os dois plantões.

Deixe uma resposta