Todos desejamos ter uma vida saudável, sem problemas, estresses ou dores pelo corpo. Naturalmente, para isso, buscamos meios que sejam benéficos para o nosso físico e para a nossa mente. E as ações mais simples podem ajudar e muito em nossa saúde. E alguns exemplos disso são: ter uma boa noite de sono, beber água, fazer exercício físico e ter uma alimentação saudável e balanceada.
Ter uma rotina equilibrada e que nos faça bem, não nos garante que teremos uma vida com 100% de saúde. O outro lado da moeda e que também é extremamente importante é um check-up em nosso corpo como prevenção de qualquer enfermidade que possa aparecer.
Consultas e exames não devem ser buscados somente quando algo está nos incomodando, mas que sejam realizados numa constância de pelo menos uma vez ao ano, para que possamos ter a certeza de que está tudo bem conosco. E um exame bastante conhecido pela população e que é pedido praticamente por todos os especialistas da medicina é o hemograma completo, um exame prático e considerado rápido, mas de extrema importância como indicativo para a nossa saúde.
Mas mesmo que seja um exame simples e que seja realizado constantemente pela população, o que se pode dizer sobre ele? Foi então que chamamos dois profissionais da Laboratório e Clínica San Moreno para explicar um pouco mais. A biomédica Taís Michele Chagas de Souza, analista clínica explica que o hemograma completo é um tipo de exame laboratorial que analisa informações específicas sobre os tipos e quantidades dos componentes no sangue, como: hemácias; leucócitos e plaquetas.
Mas quando esse exame é solicitado e os pacientes pegam os resultados, geralmente vem folhas e mais folhas, isso porque geralmente é acompanhado de outros exames de rotina. O médico generalista Eliezer Santino Neto fala que esse exame não deve ser levado na brincadeira, já que pode ajudar a diagnosticar doenças sérias como anemia, infecções virais, bacterianas e até mesmo leucemia, considerado o câncer do sangue, “outros exames devem ser realizados como complemento e que são tão importantes quanto, como por exemplo: o exame de ureia, creatinina, TGO, TGP, hemoglobina glicada, colesterol total, HDL, LDL, triglicerídeos, TSH, T4 livre, bilirrubinas e ácido úrico. Todos eles realizados por uma simples coleta de sangue”.
“Cada tópico dentro do exame tem como objetivo mostrar os componentes em partes do sangue, que levará a uma análise criteriosa do profissional que solicitou para correlacionar tais tópicos, descartando ou auxiliando no fechamento clínico de algumas doenças.” Afirma a biomédica “além de ter a finalidade de confirmar ou indagar um diagnóstico, como monitorar algum tratamento que está sendo feito pelo paciente”.
Geralmente com resultados em até 24 horas. Não é necessário o jejum, porém é recomendado não ingerir bebidas alcoólicas 72 horas antes do exame e evitar exercícios físicos na véspera, já que o objetivo do preparo é evitar a desidratação. Para quem quer fazer o exame para saber como está a saúde basta ir em uma das unidades Laboratório e Clínica San Moreno e não precisa agendar. O funcionamento para exames acontece de Segunda a Sexta, das 6h30 até às 17h e aos Sábados das 6h30 até às 11h30.
Deixe uma resposta