Algumas mulheres têm o sonho de colocar próteses de silicone, no entanto, existem casos, como os de saúde, em que é necessário fazer a retirada das próteses, e isso é denominado pelos especialistas como explante de silicone. “É uma cirurgia em que se retira os implantes de mama. Geralmente, também é retirada a cápsula que envolve os implantes”, explica a mastologista e cirurgiã plástica, Christianne Barros.
A especialista lembra que esse tipo de cirurgia pode ser simples, sem precisar remodelar a mama, ou complexa, quando por exemplo ocorre a remodelação dos tecidos mamários e reposicionamento do mamilo e lipoenxertias, que é o uso de gordura para preencher ou definir partes do corpo.
Quando é necessário?
Segundo a mastologista, a indicação para o explante de silicone vai desde o desejo da paciente em retirar, quando o implante apresenta ruptura, infecção, suspeita de linfoma, doença do silicone e contraturas, em que é retirado o implante e colocado um novo.
Além disso, ela esclarece que o explante pode ser realizado por questões estéticas. “Quando a paciente se arrepende do volume escolhido ou, por algum motivo, não se adaptou ao implante, ou não quer ser submetida a outro procedimento cirúrgico no futuro”.
A médica reforça que o explante de silicone é uma cirurgia que deve ser realizada em centro cirúrgico, com anestesista habilitado e avaliação prévia de cardiologista.
Doença do Silicone
De acordo com a especialista, a doença do silicone pode ser um dos motivos que levam as pacientes a retirar as próteses. “É um termo utilizado para descrever alguns sintomas que podem surgir em pessoas com implantes mamários de silicone”, destaca.
Ela aponta alguns dos sinais da doença:
- Dores nas articulações;
- Queda de cabelo;
- Alterações psicológicas como depressão, ansiedade, dificuldade para dormir;
- Cansaço excessivo;
- Dores musculares que podem surgir poucos dias ou anos após a colocação da prótese;
“É o que chamamos de doença de exclusão, ou seja, precisamos investigar outras causas primeiro, quando não encontramos, pode ser um diagnóstico possível”, acrescenta.
Tempo de cirurgia
A cirurgiã plástica comenta que o tempo da cirurgia varia de acordo com a complexidade, e pode ser entre 40 minutos a 06 horas, e os riscos também são variáveis.
Cuidados após o explante
Christianne lembra que, “após a cirurgia de explante, é preciso evitar exercícios físicos e fazer repouso relativo. Como nas demais cirurgias, o acompanhamento da fisioterapeuta dermatofuncional pode ser necessário”, finaliza.
Deixe uma resposta