Para quem já completou o esquema vacinal contra a Covid-19 com o produto do laboratório chinês Sinovac, uma terceira dose de CoronaVac é eficaz para aumentar a imunidade contra o coronavírus.
A conclusão está em dois estudos divulgados pelo fabricante na terça-feira (17) e comentados pelo Instituto Butantan, parceiro na produção do imunizante no Brasil.
As pesquisas foram feitas na China com dois grupos de voluntários, adultos e idosos, e com dois diferentes intervalos de aplicação da terceira dose.
Os artigos estão publicados na plataforma medRxiv, em forma de pré-print, ou seja, ainda sem a revisão de outros cientistas.
Em um estudo, pessoas de 18 a 59 anos tomaram a dose adicional após seis meses da conclusão do esquema normal de vacinação (com duas doses). Já em outra pesquisa, foi avaliada a resposta em pessoas com mais de 60 anos. Nesse grupo, a aplicação da terceira dose foi feita mais tarde, oito meses depois do esquema de duas doses estar completo.
Segundo o diretor do Butantan, Dimas Covas, a segurança de tomar uma terceira dose também foi acompanhada nos trabalhos, e os resultados não demonstraram que haja risco em nenhum dos grupos e as conclusões dos estudos não determinam que uma dose adicional seja necessária neste momento para quem tomou a CoronaVac.
Fonte: O Globo
O evento irá receber 200 participantes, para refletir sobre o futuro do cuidado de enfermagem…
Foto: Marcello Lells - Agência Pará O Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo (PSRM) realizou cerca de…
Foto: Fernando Frazão - Agência Brasil A Prefeitura intensifica a vacinação em UBSs e pontos…
Imagem: Freepik O Dia Mundial e Nacional da Doação de Leite Humano é comemorado hoje,…
Foto: Tomaz Silva - Agência Brasil De acordo com dados de um levantamento feito pela …
Arquivo - Agência Brasil O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou o primeiro caso…
This website uses cookies.