Para quem já completou o esquema vacinal contra a Covid-19 com o produto do laboratório chinês Sinovac, uma terceira dose de CoronaVac é eficaz para aumentar a imunidade contra o coronavírus.
A conclusão está em dois estudos divulgados pelo fabricante na terça-feira (17) e comentados pelo Instituto Butantan, parceiro na produção do imunizante no Brasil.
As pesquisas foram feitas na China com dois grupos de voluntários, adultos e idosos, e com dois diferentes intervalos de aplicação da terceira dose.
Os artigos estão publicados na plataforma medRxiv, em forma de pré-print, ou seja, ainda sem a revisão de outros cientistas.
Em um estudo, pessoas de 18 a 59 anos tomaram a dose adicional após seis meses da conclusão do esquema normal de vacinação (com duas doses). Já em outra pesquisa, foi avaliada a resposta em pessoas com mais de 60 anos. Nesse grupo, a aplicação da terceira dose foi feita mais tarde, oito meses depois do esquema de duas doses estar completo.
Segundo o diretor do Butantan, Dimas Covas, a segurança de tomar uma terceira dose também foi acompanhada nos trabalhos, e os resultados não demonstraram que haja risco em nenhum dos grupos e as conclusões dos estudos não determinam que uma dose adicional seja necessária neste momento para quem tomou a CoronaVac.
Fonte: O Globo
O programa Fioantar, conduzido pela Fiocruz, deu início a uma nova etapa nesta quarta-feira (20).…
No dia 13 de dezembro de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização…
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está liderando uma importante missão para…
O câncer do colo do útero, terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil, tem…
O diabetes tem se tornado uma preocupação crescente no cenário global. Segundo dados divulgados pela…
Os custos com planos de saúde empresariais são uma das principais despesas das empresas no…
This website uses cookies.