Coronavírus

Estudo associa síndrome do ovário policístico a maior risco de Covid-19

Uma pesquisa conduzida pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido, revela que mulheres que sofrem da síndrome do ovário policístico (SOP) têm um risco maior de contrair a Covid-19 em relação àquelas que não apresentam esse distúrbio no sistema reprodutor

A SOP  é comum entre as mulheres e envolve fatores genéticos envolvidos, metabólicos pré e pós natais, distúrbios endócrinos hereditários, resistência à insulina e  comportamentais, como a alimentação e a prática de atividade física. Dentre os principais sintomas da sindrome estão ciclo menstrual irregular e níveis elevados de hormônios que podem causar, por exemplo, excesso de pelo no rosto e no corpo. 

Outro possível efeito da síndrome é a maior tendência a desenvolver doenças como diabetes tipo 2 e hipertensão, que estão dentre os fatores de risco para um Covid-19. Foi por isso, aliás, que os cientistas da Universidade de Birmingham resolveram investigar se existe relação entre um SOP e a infecção pelo novo coronavírus.

De acordo com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), a SOP acomete entre 5% e 21% das mulheres em período reprodutivo. Não existe uma cura definitiva para a síndrome, porém, seguindo um tratamento adequado, com medicamentos, estilo de vida mais saudável e até cirurgias, é possível obter avanços significativos.

Estudo – Entre janeiro e julho de 2020, foram mais de 100 mil registros clínicos de pacientes no Reino Unido. Cerca de 21 mil mulheres apresentavam a síndrome do ovário policístico e pouco mais de 78 mil mulheres compuseram o grupo controle, sem a SOP.

A pesquisa aponta que a incidência da Covid-19 em mulheres com SOP foi quase duas vezes maior do que em mulheres sem o problema. O primeiro grupo apresentação 18,1 casos a cada mil mulheres, enquanto no segundo foram 11,9 casos de infecção nesse contingente.

Os resultados indicam que mulheres com a síndrome têm risco 51% maior de contrair a Covid-19 do que aquele SOP da mesma faixa etária. Mesmo após o ajuste de fatores de risco ligado à doença causada pelo coronavírus como obesidade, diabetes e hipertensão, a suscetibilidade à infecção pelo coronavírus continuado maior entre as mulheres com ovários policísticos.

Editor

Recent Posts

Ora-pro-nóbis banido de suplementos alimentares pela Anvisa

Mãos femininas cortando ora-pro-nobis na tábua de cortar. Pereskia aculeata é uma planta popular no…

5 horas ago

SUS oferece reconstrução dentária para vítimas de violência

Mulher fazendo tratamento dentário Foto de Matheus Oliveira para SES-DF Sistema Único de Saúde (SUS)…

7 horas ago

Brasil vai produzir insulina e doença falciforme terá novo tratamento no SUS

Ministro da Saúde Alexandre Padilha Foto de Rafael Nascimento para Ministério da Saúde O Brasil…

1 dia ago

120 vagas para nova Policlínica em Marabá: inscrições até 04/04

A Policlínica/NATEA de Marabá Foto de Bruno Cruz para Agência Pará A nova Policlínica/NATEA de…

1 dia ago

Autismo: desafios e a luta por inclusão no Brasil e no Mundo

Fita com peças de quebra-cabeça coloridas e figura de madeira em fundo escuro, lugar para…

2 dias ago

Abril Azul: 10 dicas com especialistas para apoiar e incluir pessoas autistas

Vista superior do garoto especial com autismo entre outro em fundo verde Por LightFieldStudios O…

2 dias ago

This website uses cookies.