Capa da apresentação da reconstrução da Estratégia Saúde da Família pelo Ministério da Saúde
Como foi seu último atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS)? Perguntas assim, direcionadas diretamente à população, são uma das bases da reconstrução da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Nesta quinta-feira (11), o secretário de Atenção Primária à Saúde (Saps), Felipe Proenço, e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, detalharam, em entrevista coletiva, como vai funcionar o processo.
Veja apresentação dos slides AQUI!
Completando 30 anos em 2024, a ESF é uma das políticas de maior sucesso do SUS e passará por uma reestruturação para o resgate do foco nas pessoas e no cuidado, como anunciado na última segunda-feira (8) pela ministra, ao lado do presidente Lula.
“Tivemos uma perda grande nos últimos quatro anos, visto que havia uma orientação estratégica diferente para o programa feita pelo governo anterior. Então vamos reconstruí-lo, tendo como norte a qualidade”, pontuou a ministra da Saúde. “Trata-se de uma área fundamental, que consegue a resolução de 80% dos problemas de saúde”, acrescentou.
Responsável por explicar as mudanças na estratégia de atuação do programa, o secretário Felipe Proenço resumiu: “É um novo momento para a saúde da família”. E acrescentou que a forma de atendimento será totalmente diversa.
As mudanças passam pela disponibilização de uma ferramenta de avaliação do atendimento, em uma interface com o SUS Digital, e por um modelo que prioriza o retorno das visitas domiciliares.
O Ministério da Saúde traçou a meta de implementar 2.360 Equipes de Saúde da Família, 3.030 Equipes de Saúde Bucal e mil multiprofissionais por ano até 2026.
Estudos comprovam que o aumento da cobertura da estratégia reduz a mortalidade infantil, as chances de contrair tuberculose, os riscos de internação e reinternação hospitalar, além dos perigos de infarto e derrame.
Apesar da descaracterização nos últimos anos, a ESF retoma sua lógica inicial, com foco na atenção integral, a partir de dois eixos: ampliação do número de profissionais e um novo modelo de gestão. Com isso, busca-se garantir um atendimento de qualidade e eficaz para toda a população.
Fonte: Ministério da Saúde
Imagem: Freepik O Dia Mundial e Nacional da Doação de Leite Humano é comemorado hoje,…
Foto: Tomaz Silva - Agência Brasil De acordo com dados de um levantamento feito pela …
Arquivo - Agência Brasil O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou o primeiro caso…
Foto: Arquivo - Agência Pará O Hospital da Mulher do Pará realizou 16,2 mil exames…
Foto: Hugo Felype - Front Saúde O hospital Medvida, em Cananã dos Carajás (PA), realizou…
Weimer Carvalho - O Popular Após a aprovação, na semana passada, de uma proposta que…
This website uses cookies.