Recentemente, o presidente Jair Bolsonaro foi diagnosticado com uma doença chamada de Erisipela. Uma foto que viralizou nas redes sociais mostra uma das pernas de Bolsonaro com a pele lesionada por uma mancha escura. “É uma infecção de pele causada por uma bactéria chamada streptococcus”, é o que explica o Angiologista e Cirurgião Vascular Murilo Oliveira.
O especialista esclarece que a bactéria vive na pele normalmente, e que uma micose entre os dedos, arranhadura ou uma picada de mosquito pode ser a porta de entrada para a streptococcus. “A bactéria entra no organismo e se espalha pelo tecido linfático e causa um processo infeccioso e inflamatório que pode ir desde uma pequena mancha vermelha até uma necrose de pele com necessidade de limpezas cirúrgicas e até amputação em casos extremos”, comenta.
Sintomas
O médico pontua os sintomas que a Erisipela pode causar. “São uma tríade clássica de febre, calafrio e íngua, levando a uma vermelhidão na pele e mal-estar no corpo que podem evoluir de acordo com a agressividade da infecção podendo causar bolhas, necrose de pele e necessidades cirurgias”.
Quem pode ser acometido?
De acordo com Murilo, assim como outras infecções, qualquer pessoa pode ter a doença, mas obesos, pessoas que tem uma tendência a inchaço na perna e diabéticos costumam ser mais acometidos.
Tratamento
O especialista menciona que o o tratamento é feito com antibióticos, repouso e sintomáticos. “Quanto antes for iniciado o tratamento, menor seria a possibilidade de complicações”.
Deixe uma resposta