mercury thermometer on a white background Por vsoldatov7
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou a proibição da fabricação, importação e comercialização de termômetros e esfigmomanômetros que utilizam mercúrio.
A medida foi publicada no Diário Oficial da União, visando eliminar o uso desse metal em equipamentos de saúde, por ser prejudicial ao meio ambiente quando descartado incorretamente.
A decisão está conforme a Convenção de Minamata, que propôs a redução global do uso de mercúrio até 2020.
Conforme a Anvisa, já existem no mercado alternativas seguras, como termômetros e medidores de pressão digitais, que possuem a mesma precisão e são ambientalmente mais sustentáveis.
A utilização de mercúrio, embora não represente risco direto aos usuários dos equipamentos, é vista como um agente tóxico significativo ao meio ambiente.
Além das novas regras sobre o uso de mercúrio, a Anvisa também intensificou a fiscalização sobre produtos terapêuticos à base de células-tronco.
A Agência emitiu alerta sobre o uso indiscriminado de terapias com células-tronco não aprovadas, que estão sendo oferecidas para tratamentos de doenças graves como Alzheimer, câncer e até fins estéticos.
A Anvisa enfatizou que tratamentos com células-tronco cultivadas, que não têm registro na Agência, podem representar sérios riscos à saúde.
A única modalidade reconhecida atualmente no Brasil é a terapia com células-tronco formadoras de sangue, indicada para transplantes de medula óssea.
O uso de qualquer outra forma de tratamento sem aprovação pode resultar em sanções para os responsáveis, incluindo penalidades civis e criminais.
O uso de produtos terapêuticos sem aprovação da Anvisa pode ter consequências graves. A Agência orienta a população a denunciar qualquer suspeita de uso ou comercialização de produtos não autorizados, para garantir a segurança e a proteção da saúde.
Fontes: Anvisa e Agência Brasil
Ministro da Saúde Alexandre Padilha Foto de Rafael Nascimento para Ministério da Saúde O Brasil…
A Policlínica/NATEA de Marabá Foto de Bruno Cruz para Agência Pará A nova Policlínica/NATEA de…
Fita com peças de quebra-cabeça coloridas e figura de madeira em fundo escuro, lugar para…
Vista superior do garoto especial com autismo entre outro em fundo verde Por LightFieldStudios O…
Mais de 10 mil pessoas passaram pela Arena Guilherme Paraense, o "Mangueirinho", no último final…
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta urgente nesta terça-feira (1º) sobre…
This website uses cookies.