Entenda como a repetição de movimentos pode provocar a bursite

A bursite é a inflamação ou irritação de uma bursa, que é uma pequena bolsa localizada entre os ossos e estruturas móveis, como músculos, pele ou tendões. Ela permite e facilita um melhor deslizamento entre as estruturas. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, os tendões ou a bursa do corpo podem ser afetados, porém ombros, cotovelos, punhos, dedos, quadris, joelhos, tornozelos e pés são as regiões mais afetadas.

O ortopedista Erick Nunes explica que a inflamação pode ocorrer em todas as partes do nosso corpo. “Vale lembrar que a gente tem várias bursas no nosso corpo, praticamente todas as articulações do nosso corpo apresentam as bursas. Alguns problemas podem causar a bursite, desde traumatismos em uma articulação que podem acabar machucando a bursa”, afirma.

As doenças reumáticas são uma das causas da bursite e ocasionam a inflamação em várias juntas ao mesmo tempo, ressalta o especialista. De acordo com o médico, a bursite também pode ocorrer por meio de outras formas. “Existem bursites de origem mecânica, então, às vezes, uma articulação não está funcionando muito bem ou tem algum tipo de atrito naquela articulação e acaba sofrendo uma inflamação”, pontua.

Segundo Erick, as pessoas mais acometidas pela bursite são as sedentárias, mas há outras condições que podem desenvolver o quadro. “As que estão submetidas a pequenos acidentes os atletas esportistas, as que exageram em determinados movimentos e vícios de postura, por exemplo, apoiar o cotovelo muito tempo ou quando você dorme em cima do ombro pode desenvolver a bursite”, aponta.

Por fim, o especialista revela que a forma de tratamento da inflamação deve ser feita de acordo com a causa. “Basicamente, o tratamento da bursite é baseado em repouso, às vezes, a imobilização daquela região por um tempo, uso de analgésicos e anti-inflamatórios, além de fisioterapia. Vale lembrar que para a cura da bursite e que ela não seja recidivante, é preciso detectar qual é a causa desse problema e fazer o tratamento direcionado para essa causa”, finaliza.

Milena Alves

Recent Posts

Brasil e OMS analisam resistência ao Dolutegravir no HIV

Os antirretrovirais dolutegravir 50mg + lamivudina 300mg em um único comprimido Foto: divulgação do Fiocruz…

11 horas ago

Pará terá ajuda emergencial contra dengue em três cidades

Arte da apresentação do "Movimento Brasil contra a Dengue" feita pelo Ministério da Saúde O…

1 dia ago

O que as maiores pandemias da história nos ensinam?

Herói médico trabalhando durante a pandemia global de coronavírus Por Rawpixel Há cinco anos, o…

2 dias ago

70% da saúde é mulher, mas só 30% lideram: por quê?

Profissionais de saúde do sexo feminino sentadas em um hospital, de corpo inteiro Por monkeybusiness…

2 dias ago

Ora-pro-nóbis banido de suplementos alimentares pela Anvisa

Mãos femininas cortando ora-pro-nobis na tábua de cortar. Pereskia aculeata é uma planta popular no…

5 dias ago

SUS oferece reconstrução dentária para vítimas de violência

Mulher fazendo tratamento dentário Foto de Matheus Oliveira para SES-DF Sistema Único de Saúde (SUS)…

5 dias ago

This website uses cookies.