É autorizado pela Anvisa o primeiro autoteste de Covid-19 realizado por meio da saliva

Dois novos autotestes de covid-19, que inclui o primeiro que faz uso da saliva, para substituir o Swab nasal, foram aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Agora, são quatro produtos autorizados no país. Para conseguir esse registro, os autotestes passam por uma avaliação de segurança, desempenho e atendimento aos requisitos legais que são exigidos.

De acordo com a Anvisa, um ponto principal para a análise dos autotestes é a usabilidade, com as orientações de uso e também as instruções em linguagem simples, capazes permitir que pessoas leigas façam o uso correto do produto.

Produtos

O Ag – AUTOTESTE, Registrado em nome da empresa Kovalent do Brasil Ltda, o SGTi-flex COVID-19, vai ser produzido no Brasil. O swab nasal não profundo, que é uma haste usada para coleta secreção nas narinas, pode ser encontrado no mercados em versões com uma unidade, duas e cinco ou mais testes para atender às famílias.

No caso do autoteste da COVID Ag Oral Detect, registrado em nome da empresa Eco Diagnóstica Ltda, é o primeiro autoteste registrado no Brasil que usa a amostra de saliva e também vai ter fabricação nacional. Dessa forma, a coleta necessita que o usuário cuspa a saliva em um copo. Essa coleta não utiliza swab, porém, o kit possui este item que vai ser usado apenas para transferir a quantidade correta da saliva do copo para o tubo de extração.

Autoteste

O autoteste permite que a pessoa faça todas as etapas da testagem em casa, desde a coleta da amostra até o resultado, sem a necessidade de um profissional para a realizar o exame. Mas, é necessário seguir atenta e corretamente as informações das instruções de uso, que possuem linguagem fácil e figuras ilustrativas do passo a passo.

Independentemente do resultado, a Anvisa adverte que o uso de máscaras, a vacinação e o distanciamento físico ainda são as medidas que protegem a população pois podem diminuir as chances de transmissão do coronavírus.

Fonte: Agência Brasil

Milena Alves

Recent Posts

Ora-pro-nóbis banido de suplementos alimentares pela Anvisa

Mãos femininas cortando ora-pro-nobis na tábua de cortar. Pereskia aculeata é uma planta popular no…

16 horas ago

SUS oferece reconstrução dentária para vítimas de violência

Mulher fazendo tratamento dentário Foto de Matheus Oliveira para SES-DF Sistema Único de Saúde (SUS)…

18 horas ago

Brasil vai produzir insulina e doença falciforme terá novo tratamento no SUS

Ministro da Saúde Alexandre Padilha Foto de Rafael Nascimento para Ministério da Saúde O Brasil…

2 dias ago

120 vagas para nova Policlínica em Marabá: inscrições até 04/04

A Policlínica/NATEA de Marabá Foto de Bruno Cruz para Agência Pará A nova Policlínica/NATEA de…

2 dias ago

Autismo: desafios e a luta por inclusão no Brasil e no Mundo

Fita com peças de quebra-cabeça coloridas e figura de madeira em fundo escuro, lugar para…

3 dias ago

Abril Azul: 10 dicas com especialistas para apoiar e incluir pessoas autistas

Vista superior do garoto especial com autismo entre outro em fundo verde Por LightFieldStudios O…

3 dias ago

This website uses cookies.