Redes Sociais
Publicidade

Publicado

no

Dois novos autotestes de covid-19, que inclui o primeiro que faz uso da saliva, para substituir o Swab nasal, foram aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Agora, são quatro produtos autorizados no país. Para conseguir esse registro, os autotestes passam por uma avaliação de segurança, desempenho e atendimento aos requisitos legais que são exigidos.

De acordo com a Anvisa, um ponto principal para a análise dos autotestes é a usabilidade, com as orientações de uso e também as instruções em linguagem simples, capazes permitir que pessoas leigas façam o uso correto do produto.

Produtos

O Ag – AUTOTESTE, Registrado em nome da empresa Kovalent do Brasil Ltda, o SGTi-flex COVID-19, vai ser produzido no Brasil. O swab nasal não profundo, que é uma haste usada para coleta secreção nas narinas, pode ser encontrado no mercados em versões com uma unidade, duas e cinco ou mais testes para atender às famílias.

No caso do autoteste da COVID Ag Oral Detect, registrado em nome da empresa Eco Diagnóstica Ltda, é o primeiro autoteste registrado no Brasil que usa a amostra de saliva e também vai ter fabricação nacional. Dessa forma, a coleta necessita que o usuário cuspa a saliva em um copo. Essa coleta não utiliza swab, porém, o kit possui este item que vai ser usado apenas para transferir a quantidade correta da saliva do copo para o tubo de extração.

Autoteste

O autoteste permite que a pessoa faça todas as etapas da testagem em casa, desde a coleta da amostra até o resultado, sem a necessidade de um profissional para a realizar o exame. Mas, é necessário seguir atenta e corretamente as informações das instruções de uso, que possuem linguagem fácil e figuras ilustrativas do passo a passo.

Independentemente do resultado, a Anvisa adverte que o uso de máscaras, a vacinação e o distanciamento físico ainda são as medidas que protegem a população pois podem diminuir as chances de transmissão do coronavírus.

Fonte: Agência Brasil

Publicidade
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Anúncio

Anúncio