Encontrada em diversas regiões no mundo, as águas termais são fontes de água aquecida pelo calor interno da terra. Por conta dos benefícios que ela pode trazer, a água termal se tornou um produto indicado por especialistas para ajudar a manter a saúde da pele.
“A água termal é uma água diferente da água comum, pois contém mais minerais como ferro, magnésio, potássio, cálcio, entre outros. Por isso ela atua repondo tais sais na nossa pele e ajuda a restaurar a barreira cutânea fundamental no tratamento de diversas doenças”, explica a dermatologista Carolina Dias.
Segundo a especialista, a água termal ajuda a acalmar a pele, melhorar a irritação causada por doenças como psoríase, eczema e ainda auxilia na hidratação aliada aos cremes tópicos.
Para quem é indicada?
A dermatologista pontua que a água termal pode ser recomendada para as pessoas por diferentes motivos. “É indicada para todos os pacientes que querem refrescar a pele ou ainda melhorar a coceira causada por dermatites, alergias e sensibilidade causada por procedimentos estéticos”, afirma.
Formas de uso
A médica orienta quanto ao uso da água termal:
- O ideal é usá-la de manhã após a limpeza da pele e a noite antes de dormir.
- Na hora de usar, basta borrifar o produto com uma distância segura e deixar agir por 2 a 3 minutos.
Há restrições?
De acordo com Carolina, a água termal não tem restrições. “Pode ser usada por toda a família desde bebês a pacientes com pele sensível. Seu uso é diário e pode ser incluída na rotina de skincare”, esclarece.
Que água termal usar?
Diversos são os tipos de águas termais comercializadas, e para saber qual a mais adequada, a especialista lembra sobre a importância de consultar um especialista. “Existem águas mais concentradas e com mais propriedades funcionais que outras. O ideal é consultar seu dermatologista que vai escolher a mais indicada pra você. A água termal é uma aliada na hidratação e reposição de sais na nossa pele”, ressalta.
Deixe uma resposta