Conhecido popularmente como terçol, o hordéolo é uma obstrução de uma glândula próxima dos cílios, que geram a secreção de gordura, causando acúmulo dessa secreção e a proliferação bacteriana. A infecção pode causar dor, vermelhidão e calor no local. Segundo especialistas, pode ocorrer em qualquer faixa etária, porém os casos são mais comuns entre adolescente por conta das alterações hormonais.
Segundo o médico oftalmologista Lauro Barata, não existe uma prevenção absoluta para o problema. “Uma das alternativas é cuidar da oleosidade da pele, tomar sempre complexos vitamínicos, para o aumento da imunidade e até mesmo para que não seja um fator associativo para um aumento para furúnculos, abscessos e o próprio terçol”, afirmou.
Quando não curado adequadamente, o terçol pode ser tornar crônico, segundo o especialista. “Nesses casos, há a formação do calázio, que nada mais é do terçol com todo aquele processo inflamatório, mas com a formação de um cisto com gordura dentro, que muitas vezes conseguimos tratar clinicamente. Caso contrário, trata-se de casos cirúrgicos”, destacou.
Os casos mais grave são raros de acontecer, garante o oftalmologista. “Pode evoluir caso a bactéria entre na flora cutânea e até mesmo levando a formação de celulite, que é a inflamação da gordura localizada embaixo das pálpebras, seja uma celulite mais leve ou mais grave. O tratamento é feito com pomadas com anti-inflamatório , compressas de água morna fazendo com que haja regressão entre 10 a 15 dias”, concluiu.
Nesta quinta-feira (21), o Ministério da Saúde oficializou a criação de um Grupo de Trabalho…
O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) busca ampliar a infraestrutura nacional em diversas áreas,…
O programa Fioantar, conduzido pela Fiocruz, deu início a uma nova etapa nesta quarta-feira (20).…
No dia 13 de dezembro de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização…
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está liderando uma importante missão para…
O câncer do colo do útero, terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil, tem…
This website uses cookies.