Conhecido popularmente como terçol, o hordéolo é uma obstrução de uma glândula próxima dos cílios, que geram a secreção de gordura, causando acúmulo dessa secreção e a proliferação bacteriana. A infecção pode causar dor, vermelhidão e calor no local. Segundo especialistas, pode ocorrer em qualquer faixa etária, porém os casos são mais comuns entre adolescente por conta das alterações hormonais.
Segundo o médico oftalmologista Lauro Barata, não existe uma prevenção absoluta para o problema. “Uma das alternativas é cuidar da oleosidade da pele, tomar sempre complexos vitamínicos, para o aumento da imunidade e até mesmo para que não seja um fator associativo para um aumento para furúnculos, abscessos e o próprio terçol”, afirmou.
Quando não curado adequadamente, o terçol pode ser tornar crônico, segundo o especialista. “Nesses casos, há a formação do calázio, que nada mais é do terçol com todo aquele processo inflamatório, mas com a formação de um cisto com gordura dentro, que muitas vezes conseguimos tratar clinicamente. Caso contrário, trata-se de casos cirúrgicos”, destacou.
Os casos mais grave são raros de acontecer, garante o oftalmologista. “Pode evoluir caso a bactéria entre na flora cutânea e até mesmo levando a formação de celulite, que é a inflamação da gordura localizada embaixo das pálpebras, seja uma celulite mais leve ou mais grave. O tratamento é feito com pomadas com anti-inflamatório , compressas de água morna fazendo com que haja regressão entre 10 a 15 dias”, concluiu.
Ministro da Saúde Alexandre Padilha Foto de Rafael Nascimento para Ministério da Saúde O Brasil…
A Policlínica/NATEA de Marabá Foto de Bruno Cruz para Agência Pará A nova Policlínica/NATEA de…
Fita com peças de quebra-cabeça coloridas e figura de madeira em fundo escuro, lugar para…
Vista superior do garoto especial com autismo entre outro em fundo verde Por LightFieldStudios O…
Mais de 10 mil pessoas passaram pela Arena Guilherme Paraense, o "Mangueirinho", no último final…
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta urgente nesta terça-feira (1º) sobre…
This website uses cookies.