As unhas, também chamadas de “lâminas ungueais”, tem a função de proteger as extremidades das mãos e dos pés. Nem sempre as unhas recebem atenção necessária e o cuidado correto, o que pode resultar em infecções bacterianas e fúngicas.
A dermatologista e doutora em infectologia Marília Brasil, explica sobre a importância de notar o aspecto das unhas para perceber alterações. “As unhas apresentam características que podem variar com a idade. A coloração diferente, a espessura, lesões e escamações são sinais que não devem ser ignorados pois podem significar doenças locais ou sistêmicas que estão sendo refletidas nas unhas”, afirma.
De acordo com a dermatologista, as infecções mais comuns são causadas por fungos. “Geralmente ocorrem em pessoas que tem contato direto com a água ou que manuseiam solo, que usam material compartilhado como alicates de unha e calçados fechados por muito tempo”, explica.
A especialista falou ainda que as unhas encravadas apresentam maior risco de infecção, inclusive, em pessoas que já tem uma predisposição para a disseminação de infecções como diabéticos e pessoas idosas.
Atualmente, existem produtos que são formulados e vendidos comercialmente para fortalecer as unhas, mas é importante procurar um especialista para avaliar as unhas, pois, há casos que indicam um alerta vermelho. “É necessário entender a condição da unha porque em muitos casos, as unhas enfraquecidas tem relação com doenças sistêmicas”, disse a dermatologista.
Hoje, existem muitas técnicas usadas para compor a estética das unhas e uma das mais conhecidas é o alongamento. A especialista afirma a importância do cuidado “Unhas feitas por alongamento também são suscetíveis a infecções devido ao uso de produtos químicos que podem ser agressivos as unhas. Para ter essas unhas, é necessário ter um cuidado ainda maior para que não ocorra infecções. Antes de fazer o alongamento de unhas, é necessário fazer uma avaliação nas unhas para saber é possível realizar o procedimento e a partir disso, fazer uma manutenção rigorosa”, detalha a dermatologista.
Gleison Soares, conhecido como “Mago das Unhas”, é instrutor nail design e conta sobre a busca por alongamento das unhas. “Hoje em dia está sendo muito procurado e concorrido”, ressalta.
Mago das Unhas também fala sobre a importância de realizar a técnica com um profissional certificado e qualificado. “Procurar um profissional qualificado para realizar o procedimento é sempre muito importante. A arte de fazer alongamento de unhas requer muito estudo, entender sobre a lâmina ungueal, fungos e doenças ungueais. É obrigatório, na hora de iniciar um procedimento, mostrar embasamento sobre o assunto e passar confiança para o cliente, afirma.
Gleison afirma, ainda, sobre o cuidado necessário para manter as unhas feitas por alongamento. “Não existem muitas restrições, mas é necessário realizar a manutenção a cada 15 ou 20 dias”, disse.
O cuidado com as unhas deve ser mantido constantemente e de forma adequada, como explica a Dra. Marília. “Para manter as unhas saudáveis, é necessário fazer a higiene local e adequada, fazer o corte adequado, ter cuidado para não retirar canto de unha que causem deformação, hidratar as mãos, não usar esmalte constantemente. Manter cuidados gerais com a alimentação saudável, reposição de elementos e sais minerais conforme condição do paciente e orientação médica, finaliza.
O programa Fioantar, conduzido pela Fiocruz, deu início a uma nova etapa nesta quarta-feira (20).…
No dia 13 de dezembro de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização…
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está liderando uma importante missão para…
O câncer do colo do útero, terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil, tem…
O diabetes tem se tornado uma preocupação crescente no cenário global. Segundo dados divulgados pela…
Os custos com planos de saúde empresariais são uma das principais despesas das empresas no…
This website uses cookies.
View Comments
Ótimo texto