Contato com a natureza traz bem terapêutico para a saúde mental

O cultivo de plantas e amplo contato com a natureza pode ser terapêutico e trazer benefícios para a saúde mental. Um levantamento feita no Reino unido revelou que estar cercado de verde tem efeito positivo para a saúde e na produtividade de uma pessoa.

Segundo o estudo, 40% dos entrevistados consideram um ambiente de trabalho perfeito aquele que inclui várias plantas, e 32% acreditam que a cor delas também influenciam na concentração no trabalho. Mais da metade das pessoas se sente mais produtiva cercada de verde, e 60% delas se sentem mais felizes neste tipo de local.

O cultivo dentro de casa se tornou um costume entre as pessoas durante o isolamento social. A psicóloga e especialista em saúde mental Daniele Almeida, a prática funcional como um processo terapêutico. “O cultivo de plantas em casa e até hortas fazendo foi possível observar esse processo terapêutico. Outra também que é uma prática oriental que muitas pessoas também já aderiram que é o bonsai, quando você trabalha muito a ansiedade, porque são plantas pequenas e aí necessita de um cuidado maior, de um corte mais detalhado. Outras pessoas também trabalham hoje saindo um pouquinho mais de casa nós conseguimos encontrar também essa calmaria nos locais mais arborizado praças, alguns parques”, afirmou.

Ao ar livre

De acordo com a psicóloga, os espaços abertos na cidade como parques ou praças também são locais que trazem benefícios para a saúde mental. “Aquele local arborizado, contato com a natureza acabam dando essa calmaria, a tranquilidade que as pessoas acabam buscando numa tentativa de fugir do dia a dia de estresse absurdo”, explicou.

Além das áreas verdes, o contato com a água também traz o alívio mental. “Destaco também alguns locais como nos parques, você tem também as águas. Essa questão da natureza que algumas pessoas dizem assim,  ‘vou tomar um banho de natureza para poder ficar tranquilo’,  e aí realmente passa essa tranquilidade que o organismo consegue absorver. O barulho da água, o cantar de um passarinho, o aroma da terra  em conjunto com as plantas conseguem encontrar esse equilíbrio emocional e melhorar a saúde mental”, concluiu Daniele.

Alessandra Fonseca

Recent Posts

Fiocruz desbrava a Antártica em busca de novos vírus

O programa Fioantar, conduzido pela Fiocruz, deu início a uma nova etapa nesta quarta-feira (20).…

2 horas ago

OMS: veja as novidades sobre Simpósio, G20 e Mpox

No dia 13 de dezembro de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização…

2 horas ago

Ação tem levado saúde a comunidades isoladas no Baixo Tapajós

A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está liderando uma importante missão para…

2 dias ago

Brasil e OMS se unem pela eliminação do câncer cervical

O câncer do colo do útero, terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil, tem…

2 dias ago

Diabetes: + de 800 milhões de casos e 450 milhões sem acesso

O diabetes tem se tornado uma preocupação crescente no cenário global. Segundo dados divulgados pela…

2 dias ago

Alice Saúde: o plano empresarial com menor reajuste do mercado

Os custos com planos de saúde empresariais são uma das principais despesas das empresas no…

2 dias ago

This website uses cookies.