O abacate é uma fruta que atua combatendo e prevenindo contra doenças e pode trazer muitos benefícios para a saúde. A fruta é rica em nutrientes, vitaminas e carboidratos altamente importantes para o corpo, além de também ser usado em muitas receitas que ajudam a manter a alimentação saudável.
A nutricionista Larissa Ramos explica quais são os principais benefícios proporcionados pelo consumo do abacate e enfatiza a importância desse alimento para o sistema imunológico e nervoso. “O abacate tem gorduras mono e poli-insaturadas que, quando consumidas corretamente, são consideradas ‘gorduras boas’, aquelas que fazem com que o colesterol ruim (LDL) diminua no organismo. Também contém vitamina E, magnésio e componentes antioxidantes e anti-inflamatórios, que fortalecem o seu sistema imune e ajudam o sistema nervoso”, afirma.
Segundo a nutricionista, o abacate tem gorduras mono e poli-insaturadas que, quando consumidas corretamente, são consideradas gorduras boas, ou seja, aquelas que fazem com que o colesterol ruim (LDL) diminua no organismo, o que se torna benéfico quando se trata de doenças cardiovasculares.
Larissa explica que o consumo de abacate associado a carboidratos proporciona um menor índice de glicêmico da refeição, auxiliando controle da glicemia em diabéticos. Possui, ainda, uma série de micronutrientes valiosos, como o potássio e o magnésio. Além disso, por ser uma importante fonte de potássio e ter um baixo teor de sódio, ajuda a regular a pressão sanguínea, prevenindo derrames e doenças cardíacas.
A nutricionista reforça que existe uma frequência e quantidade para comer o abacate, além da importância de consumir sob a orientação de um especialista. “Como se trata de um alimento gorduroso, claro, não dá para consumi-lo de forma desenfreada ou simplesmente somá-lo à dieta sem realizar nenhum tipo de mudança. É sempre necessário o acompanhamento de um profissional para um plano alimentar individualizado”, destaca.
De acordo com a especialista, existem horários indicados que são ideais para consumir a fruta. “O abacate dá saciedade por conta das gorduras, por isso é indicado comer no meio da tarde ou no café da manhã. No caso de pessoas que almejam um ganho de massa muscular, a ceia também é uma opção para comer o abacate, já que durante o sono, é secretado o hormônio do crescimento, e o abacate estimula essa secreção. Para os praticantes de musculação que querem ter hipertrofia, quanto mais hormônio de crescimento, melhor o ganho de massa muscular”, pontua.
Existem pessoas que acreditam que o abacate pode engordar, mas a nutricionista revela que essa questão está associada a grande quantidade de consumo da fruta. “Muita gente tem a ideia equivocada de que o abacate engorda, quando, na verdade, o problema está no consumo exagerado da fruta. Trata-se de um alimento bastante calórico e, por isso, deve ser consumido com moderação. Importante frisar que nenhum alimento sozinho tem o poder fazer engordar ou emagrecer. O abacate acaba recebendo esse fama por ser bastante calórico e, por isso, quando consumido em grandes quantidades pode contribuir para o ganho de peso”, finaliza.
O programa Fioantar, conduzido pela Fiocruz, deu início a uma nova etapa nesta quarta-feira (20).…
No dia 13 de dezembro de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização…
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está liderando uma importante missão para…
O câncer do colo do útero, terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil, tem…
O diabetes tem se tornado uma preocupação crescente no cenário global. Segundo dados divulgados pela…
Os custos com planos de saúde empresariais são uma das principais despesas das empresas no…
This website uses cookies.