Atividade Física

Conheça benefícios que a prática das Artes Marciais pode trazer para a saúde

Os exercícios físicos são muito importantes para o pleno desenvolvimento humano, pois contribuem para a melhora da saúde, qualidade de vida e bem-estar. As artes marciais, que incluem atividades conhecidas como Kung Fu, Judô, Jiu-Jitsu, Muay Thai, Karatê, Krav Maga, além de outras, proporcionam benefícios que atuam na melhora da força e resistência.

O profissional de educação física Alexandre Pacheco especialista em artes marciais, pontua os principais ganhos com a prática deste tipo de atividade. “Vejo a prática de artes marciais como uma das principais ferramentas de desenvolvimento de equilíbrio, disciplina, saúde e força. Aprendi no tatame muito dos conhecimentos que adoto em todos os meus projetos, o foco sempre deve ser o resultado através da dedicação”, contou.

As artes marciais foram desenvolvidas como uma técnica de defesa pessoal, mas não se resumem a apenas isso, porém, leva homens e mulheres procurarem essas atividades como uma forma de garantir a sua segurança.

O especialista, que treina jiu-jitsu há 27 anos e é faixa preta do terceiro grau, destacou sobre os benefícios que as pessoas podem obter por meio das artes marciais. “Muitos adeptos buscam justamente a redução do estresse através da prática de artes marciais, e com isto, os benefícios são inúmeros. Cito o fortalecimento muscular, combate ao estresse, controle de peso e concentração”, esclareceu

Sabe-se que com a pandemia muita coisa mudou, mas em 2017, a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), mostrou que, entre os anos de 2006 e 2017, a prática das Artes Marciais e Corrida tiveram um aumento de 194% e 109%, respectivamente. Enquanto que à época, o futebol perdia espaço entre as escolhas de práticas de exercícios físicos pela maior parte das pessoas nas capitais brasileiras.

A alimentação saudável é uma importante aliada na prática de atividades físicas como as artes marciais porque pode melhorar o desempenho e alcance de melhores resultados, segundo o professor. “Para uma qualidade de vida se faz necessário sempre o foco em uma boa alimentação, que seja adequada ao tipo de esporte desenvolvido. Será sempre a base para o bem-estar”, finalizou Alexandre.

Milena Alves

Recent Posts

Burnon: quando a paixão pelo trabalho se torna perigosa

No turbilhão do mundo moderno, muitos se veem impulsionados por uma energia aparentemente inesgotável. Movidos…

1 dia ago

Marcos Pasquim: tive síndrome do pânico em novela e minissérie

O renomado ator Marcos Pasquim abriu o jogo sobre uma batalha silenciosa que travou nos…

1 dia ago

País volta a produzir insulina que vai atender 100% do SUS

No município mineiro de Nova Lima, uma ocasião histórica ecoou pelas paredes da recém-inaugurada fábrica…

1 dia ago

Dengue: mais de 4 milhões de casos e expansão do Wolbachia

O Brasil enfrenta um surto de dengue neste ano, com números alarmantes registrados até o…

1 dia ago

Luana Bertolucci está em tratamento contra Linfoma de Hodgkin

A jogadora de futebol Luana Bertolucci trouxe à tona uma notícia impactante nesta segunda-feira, por…

2 dias ago

Felipe Simas alerta após diagnóstico de neurite óptica

Felipe Simas, ator de 31 anos, surpreendeu seus seguidores nesta segunda-feira (29) ao compartilhar em…

2 dias ago

This website uses cookies.