Atividade Física

Conheça benefícios que a prática das Artes Marciais pode trazer para a saúde

Os exercícios físicos são muito importantes para o pleno desenvolvimento humano, pois contribuem para a melhora da saúde, qualidade de vida e bem-estar. As artes marciais, que incluem atividades conhecidas como Kung Fu, Judô, Jiu-Jitsu, Muay Thai, Karatê, Krav Maga, além de outras, proporcionam benefícios que atuam na melhora da força e resistência.

O profissional de educação física Alexandre Pacheco especialista em artes marciais, pontua os principais ganhos com a prática deste tipo de atividade. “Vejo a prática de artes marciais como uma das principais ferramentas de desenvolvimento de equilíbrio, disciplina, saúde e força. Aprendi no tatame muito dos conhecimentos que adoto em todos os meus projetos, o foco sempre deve ser o resultado através da dedicação”, contou.

As artes marciais foram desenvolvidas como uma técnica de defesa pessoal, mas não se resumem a apenas isso, porém, leva homens e mulheres procurarem essas atividades como uma forma de garantir a sua segurança.

O especialista, que treina jiu-jitsu há 27 anos e é faixa preta do terceiro grau, destacou sobre os benefícios que as pessoas podem obter por meio das artes marciais. “Muitos adeptos buscam justamente a redução do estresse através da prática de artes marciais, e com isto, os benefícios são inúmeros. Cito o fortalecimento muscular, combate ao estresse, controle de peso e concentração”, esclareceu

Sabe-se que com a pandemia muita coisa mudou, mas em 2017, a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), mostrou que, entre os anos de 2006 e 2017, a prática das Artes Marciais e Corrida tiveram um aumento de 194% e 109%, respectivamente. Enquanto que à época, o futebol perdia espaço entre as escolhas de práticas de exercícios físicos pela maior parte das pessoas nas capitais brasileiras.

A alimentação saudável é uma importante aliada na prática de atividades físicas como as artes marciais porque pode melhorar o desempenho e alcance de melhores resultados, segundo o professor. “Para uma qualidade de vida se faz necessário sempre o foco em uma boa alimentação, que seja adequada ao tipo de esporte desenvolvido. Será sempre a base para o bem-estar”, finalizou Alexandre.

Milena Alves

Recent Posts

Ora-pro-nóbis banido de suplementos alimentares pela Anvisa

Mãos femininas cortando ora-pro-nobis na tábua de cortar. Pereskia aculeata é uma planta popular no…

6 horas ago

SUS oferece reconstrução dentária para vítimas de violência

Mulher fazendo tratamento dentário Foto de Matheus Oliveira para SES-DF Sistema Único de Saúde (SUS)…

8 horas ago

Brasil vai produzir insulina e doença falciforme terá novo tratamento no SUS

Ministro da Saúde Alexandre Padilha Foto de Rafael Nascimento para Ministério da Saúde O Brasil…

1 dia ago

120 vagas para nova Policlínica em Marabá: inscrições até 04/04

A Policlínica/NATEA de Marabá Foto de Bruno Cruz para Agência Pará A nova Policlínica/NATEA de…

1 dia ago

Autismo: desafios e a luta por inclusão no Brasil e no Mundo

Fita com peças de quebra-cabeça coloridas e figura de madeira em fundo escuro, lugar para…

2 dias ago

Abril Azul: 10 dicas com especialistas para apoiar e incluir pessoas autistas

Vista superior do garoto especial com autismo entre outro em fundo verde Por LightFieldStudios O…

2 dias ago

This website uses cookies.