Os exercícios físicos são muito importantes para o pleno desenvolvimento humano, pois contribuem para a melhora da saúde, qualidade de vida e bem-estar. As artes marciais, que incluem atividades conhecidas como Kung Fu, Judô, Jiu-Jitsu, Muay Thai, Karatê, Krav Maga, além de outras, proporcionam benefícios que atuam na melhora da força e resistência.
O profissional de educação física Alexandre Pacheco especialista em artes marciais, pontua os principais ganhos com a prática deste tipo de atividade. “Vejo a prática de artes marciais como uma das principais ferramentas de desenvolvimento de equilíbrio, disciplina, saúde e força. Aprendi no tatame muito dos conhecimentos que adoto em todos os meus projetos, o foco sempre deve ser o resultado através da dedicação”, contou.
As artes marciais foram desenvolvidas como uma técnica de defesa pessoal, mas não se resumem a apenas isso, porém, leva homens e mulheres procurarem essas atividades como uma forma de garantir a sua segurança.
O especialista, que treina jiu-jitsu há 27 anos e é faixa preta do terceiro grau, destacou sobre os benefícios que as pessoas podem obter por meio das artes marciais. “Muitos adeptos buscam justamente a redução do estresse através da prática de artes marciais, e com isto, os benefícios são inúmeros. Cito o fortalecimento muscular, combate ao estresse, controle de peso e concentração”, esclareceu
Sabe-se que com a pandemia muita coisa mudou, mas em 2017, a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), mostrou que, entre os anos de 2006 e 2017, a prática das Artes Marciais e Corrida tiveram um aumento de 194% e 109%, respectivamente. Enquanto que à época, o futebol perdia espaço entre as escolhas de práticas de exercícios físicos pela maior parte das pessoas nas capitais brasileiras.
A alimentação saudável é uma importante aliada na prática de atividades físicas como as artes marciais porque pode melhorar o desempenho e alcance de melhores resultados, segundo o professor. “Para uma qualidade de vida se faz necessário sempre o foco em uma boa alimentação, que seja adequada ao tipo de esporte desenvolvido. Será sempre a base para o bem-estar”, finalizou Alexandre.
Nesta quinta-feira (21), o Ministério da Saúde oficializou a criação de um Grupo de Trabalho…
O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) busca ampliar a infraestrutura nacional em diversas áreas,…
O programa Fioantar, conduzido pela Fiocruz, deu início a uma nova etapa nesta quarta-feira (20).…
No dia 13 de dezembro de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização…
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está liderando uma importante missão para…
O câncer do colo do útero, terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil, tem…
This website uses cookies.