Conheça alguns alimentos que ajudam a manter a saúde do coração

Que a alimentação saudável traz inúmeros benefícios para o organismo não é nenhum segredo, mas para alguns órgãos, em especial o coração, o consumo de alimentos ricos na então chamada “gordura boa”, que, à nível da linguagem nutricional, são denominadas como gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas, de forma moderada e com orientação de um especialista, podem se tornar essenciais e indispensáveis para manter uma vida saudável.

A nutricionista Yamila Alves destaca alguns alimentos ricos em gorduras mono e poliinsaturadas que trazem benefícios para a saúde do coração:

  • Abacate;
  • Açaí;
  • Castanhas;
  • Nozes;
  • Linhaça;
  • Azeite de oliva.

Segundo a especialista, existe uma frequência para o consumo desses alimentos, além de uma porcentagem em relação aos valores calóricos. “O consumo deve ser diário e moderado. O consumo de gorduras recomendado é, em média, de 35% do valor calórico total do dia, sendo importante que as gorduras saturadas, muito encontrada nos alimentos de origem animal, não ultrapasse os 10% desse valor. E deve ser evitado as gorduras trans”, afirma.

De acordo com a nutricionista, os alimentos ricos em gordura, mesmo tendo gorduras boas, são mais calóricos, então, o consumo excessivo pode acabar causando obesidade, que por si só, gera um quadro inflamatório no corpo.

Além disso, há algumas restrições para o consumo desses alimentos como em casos de pessoas com algumas doenças, explica a nutricionista. “Existem alguns quadros patológicos que exigem dietas hipolipidicas, ou seja, dietas pobres em gordura, como doenças hepáticas, pancreatites, cálculo na vesicula biliar. Nesses casos, é necessário restringir”, ressalta.

Antes de mais nada, é importante lembrar que esses alimentos devem ser indicados por um especialista para que ele possa apontar o consumo da maneira adequada, como avalia Yamila. “A alimentação deve ser equilibrada e balanceada, caso haja dúvidas ou percepção de que há um desequilíbrio na alimentação, um profissional deve ser consultado. O nutricionista é o profissional mais indicado para acompanhar e indicar os alimentos que contém gorduras boas e quais os alimentos que precisam ser mais controlados”, finaliza.

Milena Alves

Recent Posts

Argentina limita preço de planos de saúde após disparada

Após meses de aumentos exorbitantes nos preços dos planos de saúde na Argentina, o governo…

2 dias ago

O impacto da judicialização na saúde suplementar brasileiro

O aumento significativo da judicialização tem sido um obstáculo cada vez maior para o sistema…

2 dias ago

Saiba quais infecções podem voltar e como se prevenir delas

Ao contrário de algumas doenças que oferecem imunidade vitalícia após uma única exposição, como rubéola,…

2 dias ago

Seguradoras de saúde inovam para enfrentar desafios do setor

As seguradoras de saúde brasileiras estão adotando estratégias proativas para lidar com os crescentes custos…

3 dias ago

Enfermeiros contra empresas com IA: entenda os dois lados

Na vanguarda da inovação tecnológica, a Nvidia revelou em sua última conferência uma parceria estratégica…

3 dias ago

Walmart encerra suas 51 clínicas e serviços virtuais de saúde

O Walmart anunciou na terça-feira o fechamento de todas as suas 51 clínicas de saúde…

4 dias ago

This website uses cookies.