Confira quais são os cuidados essenciais para evitar parasitas no seu pet

O cuidado com a saúde animal previne contra doenças ocasionadas por parasitas como pulgas e carrapatos. Mesmo com o cuidado, os pets estão sujeitos a essas visitas indesejáveis. Às vezes, um simples passeio nas ruas ou até mesmo a convivência com outros pode atrair os parasitas. É importante que os tutores estejam atentos aos sinais que os animais demonstram para evitar formas graves de doenças, visto que, nem sempre os parasitas podem ser vistos a olho nu.

A médica veterinária Andressa Leitão explica que parasitas são comuns nos pets. “As infestações parasitárias são muito frequentes nos animais de companhia”, pontua.

Veja as principais doenças causadas por parasitas

Pulgas e Carrapatos: são parasitas externos que se alimentam de sangue através da pele dos animais e provocam anemia, coceira e reações alérgicas como a Dermatite Alérgica a Picada de Ectoparasitas. A transmissão se dá através do ambiente ou do contato com outros animais. 

Sarnas: doenças dermatológicas causadas por ácaros, entre elas a escabiose que é altamente contagiosa para humanos. A transmissão se dá através do contato com animais ou humanos infectados. 

Verminoses: são doenças causadas por parasitas internos como os vermes intestinais, transmitidos através da ingestão de água ou alimentos contaminados e a dirofilariose, conhecida como verme do coração que é transmitida através da picada de mosquito e que causa cardiopatia nos animais de companhia. 

A veterinária revela que pulgas e carrapatos explica que pulgas e carrapatos podem transmitir doenças graves e que o estado de saúde do animal influencia em casos com a presença de parasitas. “As pulgas e carrapatos também são vetores de doenças infecciosas graves como as hemoparasitoses Babesiose, Erliquiose e Micoplasmose. O estado geral do animal influencia no aparecimento de parasitas, animais em bom estado de nutrição e imunidade são menos acometidos pelas infestações parasitárias”, afirma.

Segundo a especialista, a visita periódica ao veterinário é muito importante para o diagnóstico das doenças parasitárias por meio de exame clínico e laboratorial e para estabelecer o melhor tratamento e controle das infestações parasitárias tanto no próprio animal como no ambiente. 

Milena Alves

Recent Posts

Argentina limita preço de planos de saúde após disparada

Após meses de aumentos exorbitantes nos preços dos planos de saúde na Argentina, o governo…

10 horas ago

O impacto da judicialização na saúde suplementar brasileiro

O aumento significativo da judicialização tem sido um obstáculo cada vez maior para o sistema…

11 horas ago

Saiba quais infecções podem voltar e como se prevenir delas

Ao contrário de algumas doenças que oferecem imunidade vitalícia após uma única exposição, como rubéola,…

12 horas ago

Seguradoras de saúde inovam para enfrentar desafios do setor

As seguradoras de saúde brasileiras estão adotando estratégias proativas para lidar com os crescentes custos…

1 dia ago

Enfermeiros contra empresas com IA: entenda os dois lados

Na vanguarda da inovação tecnológica, a Nvidia revelou em sua última conferência uma parceria estratégica…

2 dias ago

Walmart encerra suas 51 clínicas e serviços virtuais de saúde

O Walmart anunciou na terça-feira o fechamento de todas as suas 51 clínicas de saúde…

2 dias ago

This website uses cookies.